Os Estados Unidos criticam o projeto europeu Galileo, que prevê um sistema de navegação e posicionamento por satélite, afirmando que o sistema norte-americano GPS está em condições de responder a todas as necessidades mundiais.

O GPS (Global Positioning System) é utilizado com fins civis e militares para detectar a posição geográfica de um objeto em qualquer ponto do planeta. "Os Estados Unidos não vêem a necessidade de um projeto como o Galileo na medida em que o GPS poderá satisfazer as necessidades de todos os usuários do mundo em um futuro previsível", afirmou o Departamento de Estado norte-americano.

E se a "Europa decidir de todas as formas desenvolver o Galileo, os Estados Unidos estariam então interessados em uma cooperação de maneira a assegurar que o sistema seja compatível com o GPS, permitindo assim o acesso aos usuários das costas do Atlântico", diz um comunicado. Para assegurar a compatibilidade – basicamente freqüência de rádio e estrutura de sinais – os EUA propõem à Europa fechar um acordo de cooperação.

Washington estima que a utilização do Galileo deveria ser totalmente gratuita como o GPS e permitir aos usuários eleger com liberdade o sistema – ou uma combinação dos dois – que responda melhor a suas necessidades.