A Companhia Vale do Rio Doce está utilizando novos sistemas de GPS de alta precisão. A empresa fez a opção por causa do elevado número de movimentação de minério e estéril realizado nos complexos produtivos Minas de Itabira e Minas Centrais, no Estado de Minas Gerais.

Os novos equipamentos são utilizados para execução dos trabalhos de atualização topográfica das minas e depósitos de estéril, controle de nível nas praças de escavadeiras e depósitos, medição de estoque de minério nos pátios de produto para fins de fechamento contábil, implantação de projetos de estradas e rampas e outras atividades ligadas à topografia de mina.

Os equipamentos adquiridos pela Companhia Vale do Rio Doce são do modelo Estação Total GPS 5700, para RTK e pós-processamento, fabricado pela Trimble. O conjunto completo é composto por dois receptores base, cinco receptores móveis rover, quatro estações repetidoras e acessórios.

Os equipamentos foram igualmente distribuídos entre os dois complexos produtivos, sendo que as Minas de Itabira receberam um rover a mais. Paralelamente ao pacote de equipamentos, foram adquiridas cinco licenças do software Topograph, uma para cada rover.