Celldar é o nome do projeto que o governo britânico está financiando para permitir o rastreamento de pessoas e veículos através de celulares, com ou sem conhecimento do usuário. Com o Celldar, o governo britânico pretende seguir qualquer coisa que se mova no Reino Unido.

No início do projeto, a localização por celular foi descartada, pois os pesquisadores pensavam que estas ondas eram fracas demais para serem localizadas. Mas a nova tecnologia consegue detectar as formas que as ondas de rádio, emitidas pelas antenas de celular, produzem quando encontram algum obstáculo. Estes sinais, refletidos em árvores ou paredes, são mandados de volta para os celulares.

O sistema trabalhará em qualquer lugar em que o celular tenha sinal, mas por enquanto os protótipos funcionam num raio de 50 a 100 metros de distância. Se o Celldar puder ser combinado com a tecnologia que identifica cada usuário de celular, o governo terá uma ferramenta poderosa para detectar qualquer um em um raio de quilômetros de distância. A pesquisa do novo sistema, realizada pela Roke Manor, deixou grupos que lutam pela liberdade civil furiosos. Os pesquisadores e o governo acreditam que o sistema será útil para localizar soldados em batalhas, gerenciar o tráfego em estradas e como sistema antiterrorismo.

Segundo entidades liberdade civil, o governo está apenas fazendo dinheiro em cima do medo generalizado.