No ano passado, dentre várias novidades, a revisão na Norma técnica de georreferenciamento de imóveis rurais trouxe algo que mostra como as áreas de agrimensura, cartografia, geoprocessamento e sensoriamento remoto estão cada vez mais próximas. Na nova edição da Norma foi liberado o uso – em situações muito específicas – de imagens de satélites.

Além disso, na topografia, cada vez mais são usados modelos digitais obtidos através de escaneamento a laser ou levantamentos com radar. Outra novidade é o uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para mapeamento de pequenas áreas, o que traz a aerofotogrametria a um patamar mais próximo do usuário comum.

Na matéria de capa desta edição, são mostradas algumas tecnologias de imageamento que estão cada vez mais presentes nos levantamentos de campo. As imagens de satélites agora são permitidas no georreferenciamento de imóveis rurais, o laser scanning agora é feito até mesmo sobre rodas, e além disso há os VANTs, que voam sobre nossas cabeças para gerar mapas com rapidez e precisão.

Porém, assim como as imagens estão avançando no setor de campo, por outro lado há soluções de geoprocessamento que integram dados de levantamentos em tempo real e dependem destas informações para gerar análises, como por exemplo a resposta a desastres naturais e os modelos digitais “as built” ou “as is”.

As áreas de topografia/agrimensura e geoprocessamento/sensoriamento remoto tendem a estarem cada vez mais próximas. Em um futuro próximo, não haverá mais barreiras entre estes dois “mundos”, que antes eram tão diferentes e agora estão cada vez mais iguais. Tantos os profissionais como as empresas vão atuar nesta grande e vigorosa indústria da informação geoespacial: a geomática.

Incra na Web

No dia 13 de maio, a Coordenação Geral de Cartografia do Incra lançou um instrumento que permite aos usuários conhecer, em detalhes, o acervo fundiário nacional gerenciado pela autarquia.

Em um único ambiente na internet foram reunidas a base cartográfica e informações sobre propriedades rurais de todo o País, que podem ser acessadas de maneira rápida e descomplicada.

A equipe MundoGEO parabeniza os envolvidos com este projeto e apoia a iniciativa. Com este lançamento, o Incra mostra que os dados do Instituto devem estar cada vez mais acessíveis ao grande público através da web.

Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG.
Editor da Revista InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com