Por muitos anos chamado de “o país do futuro”, agora o Brasil desponta como uma liderança global, cada vez mais na pauta dos grandes investidores locais e internacionais. PAC, pré-sal, Copa e Olimpíadas, entre outros fatores, prometem aquecer a economia nos próximos dois, cinco, dez anos.

O mundo todo está de olho no que se faz e no que se pretende realizar por estas terras. Com uma demanda gigantesca por infraestrutura, estudos de impactos ambientais, exploração de recursos naturais e agrobusiness, nosso país pode contar com um tempo de prosperidade e bons negócios.

E o mercado de geo não poderia estar em um melhor momento. A tendência é que este setor cresça a taxa maiores do que a economia de forma geral, pois está diretamente ligado a todos esses empreendimentos que precisam ser realizados e que dependem de bases de dados geoespaciais, ferramentas para integração de informações, soluções de análise geográfia e plataformas de compartilhamento de dados

Mas nem tudo são flores. Fatores internos, como a carência de mão de obra qualificada e a falta de regulamentação clara por parte do poder público, somados a fatores externos como a concorrência desleal de grupos estrangeiros, acendem a luz amarela para os profissionais e empresários do setor de geo.

As soluções são a busca incansável pela formação e atualização profissional – por parte de quem trabalha com geotecnologia -, a cobrança de regras claras do setor público – a cargo das associações profissionais e instituições de ensino/pesquisa – e, finalmente, a excelência na gestão e na tomada de decisão – por parte das empresas.

O futuro chegou, e é agora!

Conecte-se!

Este ano será inaugurada uma nova forma de fazer eventos de geotecnologia. De 14 a 16 de junho se realizará o MundoGEO#Connect, em São Paulo (SP), reunindo empresas, instituições e profissionais de geomática que estarão em contato direto com as tendências da indústria geoespacial. Um evento feito por brasileiros, para o mercado brasileiro de geoinformação.

Baseado no slogan ”O futuro dos mapas chegou”, o MundoGEO#Connect terá a interatividade como diferencial. Especialistas discutirão tendências, mostrarão seus casos de sucesso e debaterão com os usuários as novidades tecnológicas, tudo isso num ambiente integrado.

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com