Os dispositivos móveis já tomaram o lugar de muitas outras tecnologias. Mais do que isso, se tornaram “companheiros inseparáveis” para boa parte de nós. Seja no ambiente corporativo ou fora dele, até mesmo durantes as folgas ou home office, estamos constantemente conectados; lendo, discutindo, nos atualizando. Entretanto, muitos usuários rotineiros dos tablets, smartphones, notebooks, etc., afirmam que estão encontrando menos tempo para suas tarefas diárias, apesar de todas as facilidades trazidas por estas tecnologias. Soa como um paradoxo, mas talvez o que esteja de fato mudando seja a forma com que nos relacionamos com a informação. Em termos gerais, temos acesso cada vez mais rápido a grandes quantidade de dados, e no mundo geotecnológico não é diferente. Os dispositivos móveis oferecem diversas ferramentas geoespaciais, e cada vez mais sofisticadas. Neste ponto, acredito que você, leitor, já esteja fazendo a pergunta: e como fica a qualidade e confiabilidade da informação? A resposta está mais perto do que imaginamos. Na verdade, depende de cada um de nós fazer os “filtros” e análises necessários para absorvermos e utilizarmos o que realmente nos importa, seja nos âmbitos corporativo ou pessoal.

Google Maps for Work

Há mais de 10 anos o Google lançava sua linha de produtos para o mercado corporativo, mudando a forma com que as pessoas armazenam, acessam e trabalham com seus dados pessoais. Primando pela segurança e facilidade, o Google tem como meta auxiliar as pessoas, facilitando a busca de informações para que todos possam dedicar mais tempo àquilo que realmente precisam fazer. Veja na matéria de capa desta edição como as ferramentas geoespaciais do Google vêm ajudando usuários de vários níveis a alcançarem seus objetivos de forma segura e fácil e conheça toda a capacidade do conjunto Google Maps for Work.

MundoGEO na Alemanha

Pelo quarto ano consecutivo, a MundoGEO participou como expositora do Intergeo, maior evento de geoinformação do mundo. Em 2014, o evento aconteceu de 7 a 9 de outubro, na capital Berlim. Drones e equipamentos cada vez mais sofisticados, radares e lasers, poderosas ferramentas para aquisição e análises de dados em 3D: tudo isto pôde ser visto no gigantesco espaço da feira de exposições do evento. A conferência destacou, entre outros temas, debates sobre infraestruturas de dados espaciais (IDEs) no mundo, com a presença de ministros e políticos alemães.

Em 2014, o Intergeo teve mais de 550 expositores e 17 mil visitantes. Algumas destas empresas demonstraram interesse em conhecer melhor o mercado geoespacial latinoamericano, e virão ao Brasil para conferir de perto o MundoGEO#Connect 2015, que acontecerá de 5 a 7 de maio, em São Paulo (SP), o principal ponto de encontro para a comunidade geoespacial da região.

O mundo está cada vez mais conectado. Nos vemos em 2015!

 

Alexandre Scussel

Geógrafo (UFPR) e Técnico em Informática. Editor do Portal e Revista MundoGEO, Coordenador Técnico dos Seminários Online e do Evento MundoGEO#Connect LatinAmerica

editorial@mundogeo.com