Está chegando ao mercado editorial brasileiro a nova revista MundoGEO, uma publicação que é fruto da fusão das revistas InfoGEO e InfoGNSS, ambas criadas pelo MundoGEO, referência no setor de geoinformação na América Latina. A nova revista é publicada bimestralmente e está voltada ao público ligado ao setor de geomática e soluções geoespaciais. Além disso, a revista também traz um layout atualizado e novas seções, como Quem é Quem e MundoGEO#Connect LatinAmerica.

Matéria de Capa

Nesta edição da revista MundoGEO, a matéria de capa destaca o estado atual e a evolução das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, e como estas alteram o cotidiano de quem trabalha diretamente com informações geoespaciais, como por exemplo as instituições públicas, com destaque para os governos federal, estadual e municipal.

“Hoje, o papel do governo está mudando rapidamente, de provedor oficial de informações geoespaciais para coordenador e gestor dos dados, além de facilitador de parcerias entre produtores e consumidores. Como resultado, muitos países estão desenvolvendo políticas e práticas nacionais que formalizem como os dados geoespaciais podem ser coletados, armazenados, compartilhados e utilizados” (por Alexandre Scussel e Eduardo Freitas)

Destaques

Entre as principais novidades que a revista MundoGEO apresenta ao público usuário de geoinformação está a seção Quem é Quem. Neste espaço, o leitor terá acesso a informações sobre profissionais de destaque na América Latina, no setor de geotecnologias.

Outra novidade é a seção MundoGEO#Connect LatinAmerica, uma editoria fixa que traz as últimas informações sobre o maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontecerá de 29 a 31 de maio deste ano no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Ainda nesta edição, Santiago Borrero, secretário geral do Instituto Panamericano de Geografia e História, do México, fala com exclusividade à MundoGEO sobre a atuação das instituições ligadas à cartografia na América Latina. Borrero também comenta sobre a importância do Informativo IDE América Latina e Caribe (IDE-LAC) para o desenvolvimento do setor de geoinformação na região. O informativo IDE-LAC é publicado mensalmente em inglês, espanhol e português, com a contribuição de um grupo de voluntários espalhados por vários países. Clique aqui para mais informações.

A revista MundoGEO continua trazendo artigos assinados por profissionais ligados a vários ramos envolvidos com as geotecnologias: Passo a Passo sobre Google Map Maker, GeoIncra, Escala, Alta Acurácia, Mapa do Estado de São Paulo, Geo na Copa 2014, GeoQuality, Análise Espacial, Estrutura de Dados Geoespaciais Vetoriais, Agrimensura, Mercado Profissional, Geodireito e Gestão pública.

Confira também a coluna Latitude, de Emerson Granemann, as seções Web (sobre o fórum MundoGEO e a rede social GeoConnectPeople), Espaço do Leitor, Navegando (com notas sobre o mercado de geotecnologia), Lançamentos e o Guia de Empresas, com dados de mais de 50 companhias do setor, e também matérias exclusivas sobre a Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC, na sigla em inglês) e a cobertura dos seminários Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura e Soluções em Imagens da Terra para uso Corporativo, realizados pelo MundoGEO.

Você também pode ter acesso à versão online da revista MundoGEO. Clique aqui para baixar o arquivo. O conteúdo editorial é o mesmo, porém a versão digital contém anúncios exclusivos, de empresas que apoiam esta forma inovadora de divulgação das geotecnologias.