Aviões não tripulados já têm sido usados para combater incêndios florestais. Agora, a instituição vai escolher o melhor modelo para a tarefa

O Ibama quer usar uma tecnologia de guerra para combater crimes ambientais. São os Veículos Aéreo Não Tripulados (VANTs). Estas aeronaves  já têm sido usadas para combater incêndios florestais, mas falta escolher o melhor modelo para a guerra contra o desmatamento.

Dois VANT Hermes 450 foram usados para vigiar a Jornada Mundial da Juventude (Imagem: Agência Força Aérea)

O modelo da Força Aérea Brasileira, o Hermes 450, normalmente é usado para fazer o patrulhamento de fronteiras. O veículo pode voar a até 5.500 metros de altitude, possui duas câmeras que filmam com nitidez. No jogo de abertura da Copa das Confederações, em Brasília, ele monitorou toda a região em torno do estádio Mané Garrincha.

Agora quem está de olho nessas aeronaves é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que planeja comprar algumas unidades para combater crimes ambientais.

O Ibama vai definir, em no máximo três meses, qual tipo de avião não tripulado vai ser mais útil para fiscalizar as ações de desmatamento. A tendência é que pelo um deles seja pequeno, parecido com um aeromodelo. Os aviões serão usados para facilitar a fiscalização nas áreas criticas onde os flagrantes de desmatamento são frequentes.

Só em 2012 foram devastados 4.571 quilômetros quadrados de Floresta Amazônica. Nos últimos doze meses, o Ibama aplicou 4 mil multas a desmatadores da região da Amazônia, apreendeu 85 mil metros cúbicos de madeira serrada e em toras, o equivalente a 4290 caminhões lotados.

O coordenador de fiscalização do Ibama diz que a compra de VANTs vai aumentar a eficiência das operações de combate ao crime contra o meio-ambiente. “Essa tecnologia é uma tendência mundial e o Ibama, acompanhando essas soluções tecnológicas, de modernização, de melhoria do seu processo de trabalho, pode lançar esse equipamento, verificar as informações de campo e imediatamente tomar alguma providência. Seja pela fiscalização ou outras medidas administrativas”, explica Jair Schimitt.

Fonte: DefesaNet

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.