YP&SS – IEEE/GRSS-Young Professionals & 16th ISPRS Working Group V/5 and Student Consortium Summer School 2017 (02/10 a 06/10/2017) é um evento conjunto organizado por universidades brasileiras com apoio e financiamento das sociedades científicas IEEE – Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS) e da ISPRS – International Society for Photogrammetry and Remote Sensing.

Estes eventos são tradicionalmente realizados por estas sociedades em vários países, tendo ocorrido pela primeira vez no Brasil em 2015, nas dependências do SIMEPAR/UFPR em Curitiba-PR. Já em 2016, este evento migrou para a UNESP/FCT – Campus de Presidente Prudente-SP. Em 2017, este mesmo evento será sediado em Lages-SC.

Devido aos grandes avanços na tecnologia de Perfilamento Laser (LiDAR), Google Earth Engine e Estatística Multivariada, muitas aplicações estão sendo desenvolvidas na área de Sensoriamento Remoto. Estas aplicações têm despertado grande interesse das comunidades científica e profissional. Considerando este contexto, o objetivo deste evento conjunto é mostrar as possibilidades técnicas e profissionais destas novas tecnologias visando dar subsídios a jovens profissionais e pesquisadores no direcionamento de suas carreiras.

O evento está organizado em dois blocos. O primeiro bloco, com duração de três dias, segue o modelo da Summer School da ISPRS. Tem como objetivo transmitir conhecimento técnico/científico sobre o tema selecionado. Neste bloco, as apresentações serão conduzidas na forma de palestras e seções interativas proferidas e moderadas por renomados pesquisadores e professores do Brasil e exterior. Até o presente momento, está confirmada o aceite do Prof. Dr. Norbert Pfeifer (Technische Universität Wien, Austria) que possui grande experiência técnica e científica no tema LiDAR e fotogrametria. Adicionalmente, temos o aceite do Prof. Dr. Anselmo Chaves Neto (Universidade Federal do Paraná – UFPR) que abordará os avanços da Estatística Multivariada Aplicada para o reconhecimento de padrões e automações.

O segundo bloco, com duração de dois dias, segue o modelo Young Professionals da IEEE/GRSS. O evento tem por objetivo orientar a carreira de jovens profissionais formados há até 10 anos e consta de palestras e seções interativas proferidas e moderadas por profissionais de destaque que militam em empresas, instituições de ensino/pesquisa e na academia. Até o presente momento, está confirmada o aceite do Prof. Héctor Jaime Hernández Palma (Universidad de Chile, Chile) que possui grande experiência técnica e científica na área de processamento digital de imagens usando Google Earth Engine e dados LiDAR.

O evento é destinado a profissionais de nível superior, alunos de cursos correlatos à área e estudantes de Pós-Graduação que fazem uso de dados e imagens de Sensoriamento Remoto. Será ofertada como Tópicos Especiais do PPGEF – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal e para os alunos com aproveitamento suficiente, terão direito a 3 (três) créditos, concedido pelo PPGEF. A critério de cada participante, poderá ser solicitado o reconhecimento de tais créditos junto aos programas de pós-graduação de origem.
Estudantes estudando e morando fora do local do evento poderão concorrer a um auxílio financeiro para participação no evento. As regras estão divulgadas nesta página. Esperamos recepcioná-lo em breve na cidade de Lages!