Estamos apresentamos a segunda etapa das mudanças de infoGEO. Na edição passada (jul/ago), foi possível conferir o novo projeto gráfico. Agora, inauguramos algumas adequações no projeto editorial. Apostamos mais uma vez na linha informativa da revista. Pretendemos cada vez mais facilitar o entendimento da geoinformação para seus usuários, sempre mais numerosos e de perfis cada vez mais distintos. Por isso, acreditamos que o caminho é investir em pesquisa jornalística e evitar textos herméticos que sejam úteis somente para uma restrita comunidade técnica.

Mais do que retransmitir o que recebemos do mercado, temos nos preocupado em ir atrás de novidades, ousando nos temas, antecipando tendências, produzindo reportagens e publicando artigos exclusivos que vêm alterando significativamente o comportamento do mercado brasileiro.

A partir desta edição adotamos definitivamente dois novos temas do geo: Geomarketing e Monitoramento de Veículos. Daqui para frente, estarão sempre presentes em infoGEO relatos de experiências nestas duas áreas, novas soluções e textos de opinião de especialistas no assunto.

O Geomarketing hoje supera em muito o interesse puramente comercial e simplista de escolher o melhor local para abrir um negócio. Decidir com inteligência a localização de uma nova escola ou unidade hospitalar, mapear e cruzar dados de crimes para tomar ações preventivas mais eficientes, por exemplo, são hoje questões prioritárias. Não à toa um de nossos colaboradores mais lidos é Francisco Aranha, com sua coluna sobre o assunto.

O monitoramento de veículos terrestres, aéreos e marítimos era privilégio de grandes frotas até recentemente. Hoje, com o barateamento dos serviços de transmissão de dados, já se pode pensar em monitorar carros particulares ou equipamentos estáticos mas de difícil acesso, como válvulas de oleodutos. Cooperativas de táxis, órgãos públicos ou empresas privadas que se utilizem de viaturas (independentemente de possuir ou não grandes frotas) em breve poderão usar esta tecnologia para melhorar seus serviços, diminuir custos e garantir mais segurança.

Outra novidade da infoGEO é a tematização da revista. Após a definição prévia do tema de capa, são feitas reportagens e colunistas e colaboradores são convidados a enfocar em seus artigos várias faces deste assunto. Novamente acreditando na importância dos novos temas, definimos o geomarketing como tema de capa desta revista. E na próxima estaremos falando sobre Monitoramento de Veículos.

Algumas das colunas que eram publicadas em infoGEO foram extintas. SensoR, Cartografia e Topo Online tratavam de temas que a partir de agora serão abordados em reportagens ou artigos de especialistas. Os titulares das colunas (Dirley Schmidlin, Paulo Tavares e Fernando César Ribeiro) continuam sendo colaboradores íntimos da revista e desde já estão convidados a publicar suas contribuições em infoGEO sempre que possível. Agradecemos a participação valiosa de cada um deles no projeto da revista, muitas vezes feita com esforço e empenhos sobre humanos.

Por outro lado, incorporamos ao corpo da revista o Boletim da Apeaesp (Associação dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo), que vinha sendo encartado em infoGEO há três edições (ver pág. 53). Além disso, estaremos publicando a partir deste número a coluna Agrimensura, escrita pelo engenheiro Régis Fernandes Bueno, membro da Associação (ver página xx).

Estamos também dando mais atenção às seções de notícias curtas, que privilegiam a informação rápida e direta ao leitor. Aumentamos o espaço destinado às novidades do mercado (Navegando), aos lançamentos de produtos (Produtos) e às novas bases de dados disponíveis (+ dados).

Com estes ajustes, reafirmamos nosso compromisso de fazer uma revista com alta qualidade gráfica e editorial. Para as próximas edições estamos preparando mais surpresas como novas seções e um boletim eletrônico de informação, o infoGEO-press, que será uma ferramenta complementar da revista neste trabalho de disseminar a cultura da geoinformação no Brasil. (Para garantir o recebimento do infoGEO-press a partir de outubro escreva para infogeo@infogeo.com.br e peça para incluir seu e-mail na nossa lista).

Projeto GEO Aliança:
Em agosto, infoGEO lançou o projeto GEO Aliança, com o objetivo de intensificar a divulgação do geo no país. Dando início às atividades do projeto, circulou pela Internet uma mensagem que anunciava uma promoção da revista. Durante o mês de agosto, quem quisesse receber gratuitamente um exemplar para poder conhecer infoGEO só precisava responder ao e-mail enviado.

Em seguida, informamos que poderíamos enviar a instituições interessadas pacotes com exemplares da revista. Entre as primeiras interessadas estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Centro de Tecnologia em Geoprocessamento da Fundação Paulista de Tecnologia e Ensino (CTGEO), o Departamento de Processamento de Imagens do INPE e o CIORD (Centro Integrado de Ordenamento Territorial) da UnB.

Além disso, foram firmadas parcerias com o DER do Paraná, com a Apeaesp e com uma empresa privada para que a revista fosse distribuída para prefeituras e para as empresas de telecomunicações no país. Ao todo, somente no mês de agosto foram enviadas 3.400 revistas para leitores novos. (Quem quiser mais informações sobre o Geo Aliança pode escrever para distribuição@infogeo.com.br)

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo e editor da infoGEO. Emerson@infogeo.com.br