Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente

A resolução das ambigüidades da fase da onda portadora GPS como números inteiros é a chave para um sistema de navegação e posicionamento por satélite global GNSS rápido e de alta precisão.

Tão importante quanto a estimação inteira das ambigüidades é a validação desta solução, pois, mesmo utilizando um estimador ótimo, ou quase ótimo, pode-se obter uma solução não aceitável.

O teste da razão (Ratio test) possui desempenho quase ótimo, entretanto, isso só é verdade se uma aproximação de taxa de falha fixa for utilizada, a qual constitui o teste Ratio Integer Aperture (RIA).

Esse teste possui fundamentação teórica e probabilística robusta, além de diversas vantagens em relação ao tão utilizado ratio test, com um valor crítico fixo (RVF) e ao teste Delta Omega (DO).

Sabe-se que o efeito do multicaminho prejudica muito a solução das ambigüidades, pois o mesmo pode conduzir a uma solução incorreta ou até mesmo impedir a solução. Dessa forma, foi realizado um experimento com dados sujeitos ao multicaminho.

A partir da época que esse efeito passou a prejudicar os dados, a probabilidade de falha da solução das ambigüidades, calculada com o teste RIA, ficou muito alta, indicando assim, que a ambigüidade float deveria ser utilizada.

Já os valores testes RVF e DO foram melhorando com o passar do tempo, mesmo quando houve uma maior incidência de multicaminho, indicando que esses testes não foram eficientes na validação da solução das ambigüidades.

Os resultados mostraram-se de acordo com a teoria e comprovaram a eficiência e confiabilidade do teste RIA.

Conclui-se que esse teste possui um excelente desempenho, até mesmo quando os dados estão influenciados pelo efeito do multicaminho e, consequentemente, é o mais indicado para ser utilizado na validação da solução das ambigüidades.

Eniuce M.Souza
Pós Graduação em Ciências Cartográficas
eniuce@yahoo.com.br  

João Francisco Galera Monico
Departamento de Cartografia
galera@fct.unesp.br