A matéria de capa da edição 19 da Revista InfoGNSS mostrou como a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) está passando por uma atualização, com novas estações que passarão a fornecer correções em tempo real e que rastreiam vários Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS).

RIBaC

Nesta edição, o assunto é a Rede Incra de Bases Comunitárias GPS (RIBaC), que aumentou significativamente o número de estações e que agora cobre praticamente todo o Brasil.

A inclusão de 80 novas estações de referência L1/L2 pode ser considerada como um marco na história da cartografia nacional.

O processo de inclusão de novas bases e o sistema de comunicação são minuciosamente detalhados, assim como as especificações técnicas dos novos equipamentos que são usados como referência.


Destaques desta edição

Veja na seção Lançamentos os equipamentos para topografia e geodésia que devem chegar ao Brasil nos próximos meses, e no Navegando as notícias mais acessadas e comentadas de geoinformação, além das já consagradas seções Geo em Portugal e Galileo News.

Na seção Fique Ligado fazemos um resumo sobre as diferenças entre geodésia e geodesia, engenheiro cartógrafo e cartográfico, bacharelado acadêmico e profissional, e a polêmica sobre o alcance da SBC. No Acontece, veja os cursos e eventos da área que acontecerão nos próximos meses, e os mais recentes livros lançados.

Na coluna Agrimensura, o autor apresenta considerações sobre o estado atual dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS), um verdadeiro “sistema de sistemas”.

Os passos para elaborar peças técnicas para Certificação estão na coluna Georreferenciamento de Imóveis Rurais, voltada para os profissionais que trabalham com levantamentos de acordo com a norma do Incra.

Nesta edição, a seção Fórum inicia uma discussão sobre os pregões eletrônicos e presenciais do governo, e como a regulamentação pode evitar o desperdício do dinheiro público.

Na seção Passo a Passo continuamos com as dicas no software DataGeosis, sobre cálculo de Modelo Digital de Terreno (MDT) e geração de curvas de nível.

A instalação da primeira Estação de Referência de uso comercial com transmissão das correções no formato NTRIP é detalhada em um artigo técnico.

GeoQuality

A grande novidade desta edição é a estréia da Coluna GeoQuality, escrita pelo engenheiro cartógrafo e consultor em geotecnologias Wilson Holler. Neste primeiro artigo, Holler escreve sobre os ruídos na comunicação entre profissionais e clientes, e como o problema pode ser resolvido.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da Revista InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com