O termo LiDAR (Light Detection And Ranging), também conhecido como sistema Laser, vem ganhando popularidade à medida em que sua potencialidade é evidenciada em trabalhos de grande porte.

Esta tecnologia consiste de um sistema de varredura ótico-mecânico que emite pulsos laser utilizados para determinar a distância existente entre o sensor e a superfície. O sistema é apoiado por GNSS e por um sistema de medição inercial (IMU).

Por meio da medição da trajetória do pulso do sistema Laser, e adicionando as medições dos sistemas GNSS e IMU, são obtidas as coordenadas de cada pulso no instante em que o alvo foi atingido, seja um terreno, uma edificação, árvores, ou qualquer tipo de feição terrestre.

Com este conjunto de dados, unidos por um pós-processamento em softwares adequados, é possível visualizar a nuvem de pontos tridimensionais obtida de diversas formas, como por exemplo: por linha de vôo, por retorno do sinal, por elevação, por intensidade e, no caso de produto final, por classe.

A utilização desses sistemas laser acelerou a elaboração de modelos digitais de terreno (DTM) e de elevação (DSM) no processo fotogramétrico, etapa que demanda muito tempo de criação e edição para os níveis de detalhamento atualmente requeridos, para finalmente serem aplicados na produção de ortofotos e imagens corrigidas do deslocamento devido ao relevo.

ALS50 Phase II – Desmistificando a tecnologia e seu emprego

Os sistemas laser possuem alta produtividade, abrangendo grandes áreas de uma única vez, provendo resultados rápidos e mantendo a precisão dos produtos que podem ser utilizados em diversas aplicações, entre elas:
Análises volumétricas em geotecnia;
Prevenção de catástrofes em estudos ambientais;
Cálculo de catenária de linhas de transmissão;
Planejamento de estradas de ferro e rodovias em engenharia civil;
Determinação de construções clandestinas em inteligência espacial.

A Leica Geosystems oferece sistemas laser aerotransportados em duas categorias: Mapeamento Sistemático e Mapeamento de Corredores. Ambos possuem alta freqüência de 150kHz, permitindo maior densidade de pontos, melhor definição do terreno e maior intervalo de altura. O sistema ALS50 Phase II da Leica Geosystems possibilita atingir precisão horizontal de 5cm e vertical de 4cm. Uma vantagem deste produto é a possibilidade de atualização para o sistema multipulso (MPiA) duplicando a quantidade de pontos coletados com a mesma precisão.

ALS50 Phase II – Desmistificando a tecnologia e seu emprego

A WILD Comercial é representante autorizada da Leica Geosystems no Brasil e tem exclusividade na comercialização dos sensores aéreos Airborne Digital Sensor (ADS) e Airborne Laser Scanning (ALS). Possui ainda um departamento dedicado, com técnicos formados na sede da Leica Geosystems na Suíça, capazes de realizar demonstrações e habilitados para a prestação de serviços como treinamentos, suporte técnico e manutenção dos sensores aéreos.

William Kim
Engenheiro cartógrafo
Fotogrametria – WILD Comercial
kim@wildcomercial.com.br 

Gustavo Cruz da Silveira
Engenheiro cartógrafo
Coordenador técnico – WILD Comercial
gustavo@wildcomercial.com.br 

Fernando César Dias Ribeiro
Engenheiro civil
Gerente de produtos – WILD Comercial
fribeiro@wildcomercial.com.br