Nesta edição, apresentamos as configurações do Software Ashtech Solutions versão 2.7, do Fabricante Magellan, um dos programas mais utilizados e acessíveis para se trabalhar.

Realizando os passos a seguir, será possível obter as coordenadas no novo sistema de referência chamado Sirgas 2000 (Sistema de Referência para as Américas), adotado oficialmente no Brasil a partir da publicação da resolução do presidente do IBGE número 01 de 25 de fevereiro de 2005.

Como qualquer outro software, o ideal é selecionar o Sistema de Referência que o usuário deseja visualizar e exportar os dados.

Passo a Passo

Primeiramente deve-se criar uma obra ou abrir uma já existente. Após, pressione na barra de trabalho -> Janela -> Configuração. Será apresentada a tela abaixo:

Configuração

Clique em Coordinate System. Em seguida a tela mudará.

Configuração do Projeto

Na tela acima selecione o Tipo Sistema (Grid) e Sistema de (New), através da seta à direita. Em seguida, pressione Botão . Novamente uma nova janela aparecerá. Insira o Nome (Sirgas 2000).

Sistema de Quadrícula

Selecione New. Em seguida pressione  Botão  . Novamente, outra tela aparecerá. Insira o Nome da Zona,  Meridiano Central, Fator de Escala, Leste Falso e o Norte Falso. Após a inserção destes dados, pressione o ícone Botão ao lado do Datum (New).

Definição de Zona

Nesta tela, coloque o Nome (Sirgas 2000 Zona 22). Os parâmetros de Transformação, como Dx, Dy e Dz permanecerão com 0 (Zero) m, assim como a Rotação X, Y e Z.

Datum

Para finalizar, insira o nome do Elipsóide do Sistema de Referência de 1980 (Geodetic Reference  System 1980 – GRS80), o semi-eixo maior (a) e o achatamento (f). Fonte: Revista Ponto de Referência Ano 1, Número 1, 21 de Agosto de 2006.

Elipsóide

Após a realização destes procedimentos, confirme todas as janelas até voltar à janela principal (Configuração do Projeto).

Neste exemplo, foi criado um Sistema de Projeção UTM, com a Zona 22 e com o Sistema de Referência Sirgas 2000. O procedimento para outras zonas é o mesmo.

Pronto, seu novo Sistema de Referência está criado. Cabe ressaltar que em 2014 termina o período de transição. Após isso, o Sirgas 2000 será o único  sistema geodésico de referência legalizado no país.

Marciano Carneiro
Engenheiro agrônomo
Gerente técnico
www.allcompgps.com.br