Wikidésia e Desciclopédia

A Wikipédia (www.wikipedia.org) é uma fonte de consulta usada e construída por internautas de todo o mundo, e está a cada dia mais completa. No rastro da “Wiki” surgem outras versões de conteúdo colaborativo, como a Wikidésia (http://geodesia.ufsc.br/wikidesia), que conta atualmente com 243 artigos geodésicos e é voltada para a comunidade de engenheiros e cientistas que utilizam ou desenvolvem técnicas e métodos das ciências geodésicas.

Já a Desciclopédia (http://desciclo.pedia.ws) é uma versão “escrachada” da Wikipédia, com tópicos que podem ser editados por qualquer pessoa e com uma boa dose de humor.

Desciclopédia
-> http://desciclo.pedia.ws

Especificamente no item Engenharia Cartográfica (http://desciclo.pedia.ws/wiki/Engenharia_Cartográfica) há passagens como: “a função do engenheiro cartógrafo é sustentar os profissionais da psiquiatria e comer churrasco, já que todos os mapas estão hoje disponíveis gratuitamente pelo Google Earth”.

Mercado de trabalho

O professor João Fernando da Silva e o estudante Igor Rasteiro Oliveira Santos, do departamento de cartografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão realizando um levantamento sobre o mercado de trabalho dos engenheiros cartógrafos no Brasil. Essa já é a quinta edição da pesquisa sobre o assunto. O objetivo é encontrar os profissionais atuantes no mercado e incentivá-los a responder um questionário, em www.fct.unesp.br/bdmec/cadastro.php.

Congressos CBC, Cobrac

Segundo a definição da página inicial do grupo no orkut, a comunidade Congressos CBC, Cobrac (www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14757389) destina-se a pessoas que participaram dos congressos ligados à engenharia cartográfica. O objetivo é reencontrar pessoas, relatar fatos engraçados e discutir sobre os assuntos tratados nos eventos. Acesse e saiba mais!

PNAFM

Composto por representantes de prefeituras, essa lista de discussão do Yahoo é um espaço para debates sobre temas como metodologias de geoprocessamento e gestão de cadastros municipais no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). Os gerenciadores são integrantes da Unidade de Coordenação de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda. A URL do grupo é http://br.groups. yahoo.com/group/geoprocessamentopnafm.

Nova seção BloGEO

O portal MundoGEO lançou em abril a seção BloGEO, onde estão listados alguns dos blogs de geoinformação na web. Na área de mapeamento preciso destacam-se o GEOblog (http://antoniofraga.blogspot.com/index.html) em espanhol, e o GeoCarta (http://geocarta.blogspot.com), em inglês.

No blog Geomatics (http://ws-geomatics.blogspot.com) está sendo publicada uma série de artigos sobre o planejamento de missões GPS. O material foi desenvolvido para profissionais que atuam em campo com georreferenciamento de imóveis rurais conforme a lei 10.267/01. O capítulo um já pode ser baixado em formato pdf.

Se você tem dicas sobre blogs de geoinformação, envie para eduardo@mundogeo.com

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo e assessor editorial da MundoGEO

eduardo@mundogeo.com