Os três termos que batizam a coluna nesta edição estão mudando os relacionamentos na internet e vão dar muito o que falar em um futuro próximo. Há poucos anos o uso da rede era baseado na troca de emails e acesso a sites para obtenção de informações. Atualmente, porém, existe uma onda de conteúdo colaborativo na net, através de blogs, podcasts e portais que publicam material adicionado pelos próprios usuários.

Blogs

A febre dos blogs começou no início do século XXI, primeiro em forma de “diários” dos autores, e depois como um espaço para expressar opiniões sobre determinado assunto. Funcionando como uma mídia alternativa, os blogs passaram a atrair grande audiência na internet, principalmente por permitirem o envio de comentários aos autores. Não demorou muito para que os grandes portais na internet contratassem blogueiros, e hoje há blogs sobre os mais diversos temas nos sites do Estadão, O Globo, Folha de São Paulo, etc.

Os blogs técnicos têm conteúdo atualizado quase diariamente sobre os mais diversos temas, como topografia, geodésia, desenho por computador, GPS, etc.. Um exemplo é o CADptbr (http://cad.blogs.com/cadptbr), um espaço sobre CAD, GIS e 3D para o público brasileiro e português, escrito por João Brogueira. Já o blog TopografiaGeral (http://topografiageral.clickblog.com.br) é mantido por Edivaldo Lins Macedo, que dá dicas sobre projetos topográficos no AutoCAD Land e topoGRAPH, a partir da experiência acumulada em três décadas de profissão. Outro espaço virtual bastante interessante é o site GeoMetrik (http://cartomidia.fct.unesp.br/geometrik), desenvolvido por Aparecido Leite e Thiago dos Reis, estudantes de engenharia cartográfica da UNESP, que fala sobre geodésia, fotogrametria e cartografia, entre outros assuntos.

Podcasting

Segundo a definição mais recente da Wikipédia, “podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela internet, que permite aos usuários acompanhar sua atualização. A palavra podcasting é uma junção de iPod (um aparelho que toca arquivos digitais em MP3) e broadcasting (transmissão de rádio ou TV). Assim, podcast são arquivos de áudio e vídeo que podem ser acessados pela internet.”

Na área de engenharia existem alguns podcasts que podem ser ouvidos como se fossem programas de rádio, porém é o usuário quem define quando e como vai ouvir o programa. Um dos pioneiros é o PodKlein (http://cadklein.podomatic.com), com dicas, notícias e novidades sobre CAD. Além disso, eles também disponibilizam um screencast, que é a narração de um procedimento na tela do computador, como por exemplo a configuração de arquivos de plotagem. O PapoTech (www.papotech.com.br/blog) também disponibiliza podcasts sobre GPS e novidades tecnológicas.

Web 2.0

O ano de 2006 foi um marco na história da internet, principalmente pela popularização do YouTube, um site de publicação de vídeos online que conta com a colaboração dos usuários. O termo Web 2.0 tem como regra mais importante o desenvolvimento de aplicativos como esse, que aproveitam os efeitos da internet para tornarem-se melhores quanto mais são usados, aproveitando a inteligência coletiva.

Um exemplo é a própria Wikipédia (www.wikipedia.org), uma enciclopédia online que é alimentada e constantemente complementada pelos próprios usuários. Na área de mapas, um exemplo de conteúdo colaborativo é o Google Maps (http://maps.google.com), que permite o envio de arquivos digitais dos edifícios em 3D para complementar as imagens de satélites, e também a criação de aplicativos em sites. No portal GeoCommunity (www.geocomm.com) é possível acessar dados cartográficos de todo o mundo, e também publicar mapas para que outros usuários possam acessar os dados.

No portal MundoGEO.com você pode inserir suas informações nas seções Eventos, Cursos, GeoLinks e Fórum.
O conteúdo colaborativo é aberto a todos os internautas.
Participe!

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo
editorial@mundogeo.com