Por Ione T. V. Moser

Sistema de Automação Topográfica PosiçãoUma das ferramentas do Sistema Posição que facilita muito o trabalho do usuário no AutoCAD é a geração automática dos layouts através da articulação das folhas, deixando o produto final pronto para a impressão.

Como funciona

Finalizado o desenho topográfico, o usuário irá definir a escala e a área de impressão, posicionando um quadro sobre o desenho para cada folha da articulação.

Quando todos os quadros estiverem definidos, o programa irá criar automaticamente um layout (viewport) da área do desenho, definida para cada folha da articulação, com as seguintes características:

O layout de impressão será criado de acordo com as dimensões cadastradas no sistema Posição para o formato da folha;

A área do desenho no layout (mspace) é rotacionada e colocada na escala de impressão automaticamente;

Um bloco com as margens e o selo é inserido automaticamente;

Os campos do selo são preenchidos de acordo com as configurações pré-definidas pelo usuário.

Passo a Passo

Para a correta utilização, o sistema necessita que algumas configurações sejam pré-definidas. Essas configurações precisam ser feitas uma única vez.

É preciso definir o diretório onde os arquivos contendo as pranchas (desenho com as margens e o selo) serão criados, para que o programa possa carregá-las automaticamente. O nome desses arquivos devem ser definidos com a nomenclatura do formato e a extensão do desenho. Exemplo: A0.dwg, A1.dwg, etc.. Esses arquivos podem conter atributos, que serão automaticamente substituídos pelos valores da tela “Dados do levantamento”, no preenchimento do selo. Para definir o diretório, clique no menu do AutoCAD e selecione Posição->Formatos->Definir Diretório dos Formatos. Em seguida, defina o nome do diretório.

Também é necessário definir a área útil de cada prancha. Para isso, clique no menu do AutoCAD e selecione Posição->Formatos->Definir Área Útil dos Formatos. Em seguida, defina a altura e a largura útil (área efetiva do desenho fora do selo) de cada prancha.

Os dados do levantamento, no menu Posição->Sistema->Dados do Levantamento, devem estar preenchidos para que seus valores possam ser transportados automaticamente para o selo.

Uma vez configurada, pode-se utilizar a ferramenta:

No menu do AutoCAD, selecionar Posição->Sistema->Escala, do desenho, inserir o valor da nova escala com a notação 1/XXXX e clicar em OK.

No exemplo, optamos pela impressão no formato A3. Então, no menu do AutoCAD, selecione Posição->Sistema->Inserir Formato A3. Na tela aparecerá um quadro nas dimensões da área útil do formato. Posicione o quadro na posição e rotacione para que o mesmo fique enquadrado com o desenho. Esse passo deve ser repetido até que todo o desenho esteja enquadrado na articulação. Como mostra a figura abaixo, cada quadro pode apresentar um tamanho (formato) diferente.

Articulação de folhas no AutoCAD

Uma vez definidos os quadros de articulação, basta chamar o comando “Carregar no Paper Space”, através do menu Posição->Formatos->Carregar Formatos no Paper Space, e em seguida:

Escolha uma impressora que possua o tamanho de papel no formato selecionado. Exemplo: ploter para imprimir no formato A2;

Escolha as folhas que deseja carregar (criar layout). Basta clicar nas setas para posicioná-las no quadro “Selecionadas”;

Clique em Carregar.

Ao carregar, será criado um layout para cada folha, com o nome FolhaX-Formato, por exemplo: Folha1-A3, como pode ser observado na figura abaixo:

Carregar pranchas no Paper Space

Pronto! As pranchas já estão prontas para a impressão.

Prancha pronta para impressão

Ione T. V. Moser é engenheira cartógrafa
Suporte Técnico – Manfra & Cia. Ltda.
ione@manfra.com.br