Desde que retomou seus trabalhos, em 2003, a Comissão Nacional de Cartografia – CONCAR ( www.concar.ibge.gov.br ) vem promovendo debates para chegar às diretrizes e bases do novo Plano Cartográfico Nacional (PCN), voltado para orientar as iniciativas de mapeamento do território, especialmente aquelas atreladas às ações de governo. O PCN em discussão constituirá a base de integração de todos os trabalhos de geodésia e cartografia que serão realizados no Brasil nos próximos anos, dentro e fora do IBGE, da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

A CONCAR entende que um dos desafios maiores para que a produção cartográfica brasileira consiga atender às atuais demandas potenciais é justamente compor uma rede de mapeamento abrangente e padronizada, independentemente da fonte de financiamento dos projetos em cujo contexto os mapas são gerados. A idéia, portanto, é estimular a formação de uma comunidade cartográfica atuante e, ao mesmo tempo, fortalecer a representatividade da sociedade brasileira nos comitês especializados da CONCAR. Assim, a certificação e validação de produtos cartográficos seriam apenas o último passo de um processo que tem início na negociação com a comunidade cartográfica das prioridades do mapeamento de acordo com as regiões demandantes que contam com investimentos.

A iniciativa privada, que tem muitas vezes realizado o mapeamento necessário para planejar e implementar grandes projetos de infra-estrutura, pode evitar desperdício de recursos se buscar antes informações sobre as atuais diretrizes e padrões exigidos para que uma carta possa ser produzida em coerência com o acervo cartográfico nacional, a fim de ser agregada a ele. Como se sabe, o próprio mapeamento em bases digitais, pela abrangência de suas aplicações, atualmente se constitui como infraestrutura de dados espaciais. É bom lembrar que não existe impedimento para agregar mapas oriundos de fontes privadas ao acervo cartográfico nacional se estiverem de acordo com as diretrizes e padrões adotados nacionalmente. O IBGE é o órgão capaz de fornecer a validação desses produtos, a qual será tanto mais rápida quanto mais o projeto tiver sido estruturado dentro das orientações emanadas da CONCAR.

Autores:

Secretaria executiva do CONCAR
fortes@ibge.gov.br
iteixeira@ibge.gov.br