A Trimble foi selecionada, em março, pela Turquia, para implantar 150 estações de referência NetR5 e 150 antenas geodésicas Zephyr 2, além da tecnologia de estações virtuais de referência, com o objetivo de estabelecer uma rede de infraestrutura para Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) no país.

O grupo de cientistas responsável pelo projeto do sistema de navegação por satélites russo afirmou recentemente que o Glonass estará totalmente operacional apenas ao final deste ano. De acordo com a agência espacial russa (Roskosmos), atualmente apenas 16 satélites Glonass estão em órbita, no entanto o sistema requer 18 veículos para cobrir toda a Rússia, e no mínimo 24 para prover serviços globais de navegação e posicionamento.

Uma equipe formada por membros da Força Aérea Americana e da empresa Lockheed Martin finalizaram no início de abril a validação em órbita do mais novo satélite GPS. Lançado no dia 15 de março do Cabo Canaveral, o veículo denominado GPS IIR-19M faz parte do bloco IIR-M, uma modernização em relação aos satélites anteriores do sistema norte-americano de navegação e posicionamento satelital.

Após anos de estudo, a Embrapa desenvolveu o Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora), um sistema eletrônico de planejamento e microzoneamento, invenção que faz do Acre uma das regiões mais avançadas em tecnologia de exploração florestal no Brasil. O Modeflora integra GPS e barômetro, e possibilita a geração de mapas com escalas de precisão e probabilidade de acerto de 98%.

O governo fluminense e o IBGE assinaram um termo de cooperação para a atualização oficial das bases cartográficas do Estado. Com a iniciativa, o Rio de Janeiro passará a contar com uma cartografia oficial atualizada, já que a última versão existente é de 1970. A iniciativa viabilizará a implantação do Zoneamento Ecológico Econômico no Estado.

A empresa russa Geokosmos terminou o levantamento com sensor laser aerotransportado (Lidar) da cidade de Sochi, que será sede dos jogos olímpicos de inverno de 2014. A Geokosmos gerou uma variedade de produtos: um mapa topográfico na escala 1:1.000 das regiões planas, outro na escala 1:500 dos territórios montanhosos, uma ortofoto, além de modelos de superfície e modelos texturizados de terreno.

O governo de Mato Grosso anunciou que encaminhou, no final de abril, à Assembléia Legislativa uma nova proposta de Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico. Com o novo projeto, o percentual de áreas protegidas subiria de 20% para 27%.