• A empresa Raytheon finalizou com sucesso os testes do sistema Gagan, que aumenta a quantidade de informações sobre os sinais GPS na Índia. Os sinais GPS em si não são modificados, mas melhor aproveitados com informações adicionais providas pelo sistema. Quando completo, o Gagan vai juntar-se a outros sistemas de aumentação baseados no espaço.

  • A China vai usar sistemas de navegação por satélites para guiar o tráfego e monitorar veículos durante os jogos olímpicos de Pequim. O sistema de navegação por satélites Compass, atualmente formado por cinco veículos de posicionamento, vai ajudar a organizar o tráfego durante as Olimpíadas através de informações precisas sobre a posição dos automóveis.

  • O governo japonês aprovou, em dezembro, a oferta formal da companhia Topcon para a aquisição da Sokkia. Com o acordo, a Sokkia se tornará uma subsidiária da corporação Topcon. As empresas esperam competir no mercado global de instrumentos de mapeamento e posicionamento global por satélites com os fabricantes dos Estados Unidos e Europa, e também com os chineses.

  • Um novo ciclo de 11 anos de grande atividade solar, trazendo com ele riscos para as comunicações militares e civis, mostrou que está a caminho com o aparecimento das primeiras explosões solares. A informação foi revelada recentemente por cientistas da U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Segundo os especialistas, as tempestades solares vão aumentar gradualmente durante os próximos anos.

  • A Força Aérea Americana agendou para o dia 30 de junho de 2008 o lançamento do satélite GPS do bloco IIR, que conterá um hardware para a demonstração do sinal na freqüência L5. O satélite IIR-M20 será colocado no plano orbital B2. Este será o segundo lançamento do ano, já que o veículo espacial IIR-M19 tem o seu lançamento programado para 13 de março. O veículo IIR-M20 irá emitir o terceiro sinal civil GPS na freqüência L5, que será incorporada às próximas gerações de satélites GPS (blocos IIF e III).

  • Diversas alterações geográficas foram reveladas no novo Atlas Universal compilado por uma parceria entre o Instituto Cartográfico da Catalunha (ICC) e a Editora Planeta. Trata-se do primeiro atlas publicado na Espanha com cartografia própria, graças ao fundo de documentos do ICC. Para a execução do trabalho, foram utilizadas as mais recentes tecnologias aplicadas à cartografia.