O profissional de campo do século 21
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o corpo editorial das revistas InfoGEO e InfoGNSS, pelas excelentes matérias. Sou recém-assinante e acredito que fiz um ótimo investimento. Sou geólogo do 21º Distrito do DNPM no Piauí e usuário de algumas geotecnologias (GIS e GPS de navegação). Com relação à matéria “O profissional de campo do século 21”, editada no exemplar 16 da revista InfoGNSS, gostaria de acrescentar que o campo profissional dos técnicos de agrimensura está se ampliando com a crescente demanda por delimitação de áreas de direitos minerais (alvarás de pesquisa, portarias de lavra, permissão de lavra garimpeira e licenças).

A correta materialização destas áreas por meio de georreferenciamento de precisão está se tornando fundamental na gerência de conflitos nas áreas autorizadas para pesquisa ou concessionadas para lavra mineral. Assim, nós do DNPM temos visto que, com a utilização de equipamentos de posicionamento preciso (estações totais totais e receptores geodésicos), as incertezas quanto à localização das áreas têm diminuído dramaticamente, o que representa um ganho substancial para a garantia de um direito amparado constitucionalmente. Creio que este fato constitua mais uma tendência de mercado para aqueles que atuam na agrimensura.

Helano Regis da Nobrega Fonteles

Profissionalismo

Quero cumprimentar a editora MundoGEO e todos os colaboradores dessa revista, que a cada dia vem se destacando como a melhor publicação técnica da área de geoteclogias do Brasil. Agora com mais um conteúdo, o Fórum, muito importante para os profissionais das áreas de geomática, mensuração e afins. Venho percebendo o grande diferencial do Fórum da MundoGEO em relação aos outros fóruns, onde muitas vezes não há o menor interesse profissional em buscar conhecimento, troca de experiências e opinião técnica. Aqui, realmente os profissionais estão buscando informações e trocando experiências de muito valor para suas carreiras. É exatamente isso que nós profissionais precisamos, de uma publicação séria e preocupada com os interesses da classe e do nosso Brasil.

Parabéns!

Leonilson Liandro da Silva

Edição especial Óleo e Gás

Realmente a diagramação ficou muito boa, mas não posso deixar de mencionar que a capa da revista ficou excelente! Toda a equipe está de parabéns!

André Reyes

Seu comentário é muito importante para nós. Para entrar em contato com a redação, escreva para

jornalismo@mundogeo.com

Os textos podem ser editados por uma questão de espaço.