Os últimos meses foram muito movimentados nas listas de discussões e fóruns de debates online. À medida em que mais pessoas ingressam em grupos, os assuntos tornam-se mais variados e polêmicos.

A maioria dos participantes são meros leitores, o que pode ser facilmente constatado em grupos com mais de mil integrantes onde somente alguns poucos postam mensagens. Porém, quando o assunto é “quente” todos passam a participar com suas opiniões.

Resolução 1.010

Este é o assunto mais polêmico atualmente nos grupos de discussão de geotecnologias, pois coloca de lados opostos engenheiros, geógrafos, arquitetos, agrônomos, etc..

A disputa começou quando o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) apresentou a resolução 1.010 de 2005, que flexibiliza a concessão das atribuições profissionais em função da educação continuada.

Na prática, um engenheiro civil pode realizar trabalhos específicos da área da engenharia cartográfica, desde que faça um curso de pós-graduação, e vice-versa. Cabe às instituições de ensino definir o perfil profissional do diplomado.

Na listageografia, do Yahoo, foi apresentada uma carta da coordenação do curso de engenharia cartográfica da UFPR, dirigida ao CONFEA, qualificando os geógrafos como “usuários de informação geográfica”, o que causou grande indignação nessa comunidade e comentários de que eles também são geradores de informação.

No dia 24 de novembro terminou o prazo para o envio de propostas de alteração da resolução 1.010, para adequar o campo de atuação de cada classe profissional em suas respectivas modalidades. Depois de feitas as devidas alterações, a resolução passará a vigorar em julho de 2007.

Para maiores informações, acesse o site do CONFEA em www.confea.org.br e baixe na íntegra os arquivos da resolução e seus anexos.

Fóruns de debates

Diferentemente das listas, onde as mensagens chegam na caixa de emails do participante, em um fórum as mensagens ficam disponíveis para consulta em um site.

A entrada em fóruns é geralmente mais trabalhosa do que o ingresso nas listas, pois é necessário fazer um cadastro e escolher uma senha. Porém, isto é importante, pois garante a identificação dos forunistas e evita mensagens anônimas.

O Fórum MundoGEO entrou no ar em setembro e os tópicos mais acessados tratam de imagens georreferenciadas, preços de serviços, cursos de geoprocessamento e transporte de coordenadas em cartografia.

Acesse o Fórum MundoGEO (www.mundogeo.com/forum) e participe com dúvidas, respostas ou comentários.

Participantes corporativos

Empresas estão cada vez mais atuantes em listas de discussões e fóruns, através da participação de seus quadros profissionais. Em muitos grupos são postadas respostas a perguntas técnicas, indicando um produto que é vendido ou um serviço que é prestado pela empresa do listeiro.

Essa é uma das formas mais diretas de oferecer um produto ou serviço a alguém que realmente precisa, pois quem está perguntando pode estar à procura tanto de uma solução gratuita como de um produto comercializado.

Uma forma de contato virtual entre o mercado e os consumidores acontece no orkut, onde funcionários de grandes empresas percorrem as diversas comunidades virtuais à procura de pessoas que fazem perguntas sobre um assunto específico.

Outra utilidade do orkut para as empresas é conhecer opiniões sobre produtos, como por exemplo na comunidade “Eu odeio o Fatal Error do AutoCAD”, que no final de novembro já contava com mais de 700 membros.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo
Assessor editorial
editorial@mundogeo.com