União Européia dá sinal verde para o Galileo

O atraso do sistema de navegação Galileo finalmente foi resolvido no final de abril, quando o Parlamento Europeu aprovou, em uma votação quase unânime, as bases legais para o prosseguimento do projeto.

Na reunião, realizada em Estrasburgo, o comissário de transportes Jacques Barrot informou que a Comissão Européia e a ESA lançarão, ainda este ano, uma concorrência pública e que os primeiros contratos deverão ser assinados antes do final de 2008.

Os fundos de 3,4 bilhões de euros, destinados ao projeto, serão divididos em seis segmentos, com contratos para satélites, lançamentos, softwares, estações em solo, estações de controle e operação do sistema.

Galileo incentiva o desenvolvimento de aplicações

Pelo quinto ano consecutivo a Comissão Européia lança a competição Galileo Masters European Satellite Navigation Competition (ESNC), no âmbito do desenvolvimento de aplicações e serviços para o sistema de satélite de navegação europeu.

Aberta a empresas, empreendedores, institutos de investigação, universidades e indivíduos, a competição anual premia as melhores idéias sobre novas aplicações para o sistema de navegação.

A mais promissora aplicação será premiada com o título Special Topics, que foi incluído este ano no âmbito do European Geostationary Overlay Service (Egnos).

Inscrições

Os participantes podem inserir suas idéias em uma base de dados on-line, no portal Galileo Masters, entre 1º de maio e 31 de julho. As idéias serão avaliadas por um painel internacional de especialistas que, em setembro, vão reunir-se para nomear o vencedor.

Mais informações em www.galileo-masters.com.

Galileo lança o segundo satélite do sistema

O sistema europeu de navegação por satélites Galileo deu um passo à frente no dia 27 de abril, com o lançamento do segundo satélite experimental. Denominado Elemento de Validação em Órbita do Galileo (Giove-B), o veículo foi lançado com sucesso às 4:16am, hora local de Baikonur, no Cazaquistão, separando-se em seguida do foguete Soyuz e entrando em órbita. Os próximos satélites agendados para lançamento, em 2010, serão os quatro primeiros da constelação do Galileo.

Para visitar o site do Giove-B, acesse www.esa.int/SPECIALS/GIOVE-B_launch.

Detalhes sobre o sinal do Galileo estão disponíveis

A Autoridade Supervisora de GNSS (GSA) da Europa acaba de lançar uma nova versão do Documento de Controle de Interface referente ao Serviço Aberto do Sinal-no-Espaço, o OS SIS ICD. Esse documento vai habilitar os desenvolvedores a criar produtos e aplicações que serão compatíveis com o sistema Galileo. O documento é aberto para consulta pública.

ICD

Documentos de Controle de Interface (ICD, na sigla em inglês) são componentes vitais de sistemas de engenharia, pois definem e controlam a(s) interface(s) de um sistema, e então claramente e acuradamente definem os requisitos que as aplicações precisam preencher. Em resumo, ICDs descrevem como acessar as funções e serviços fornecidos por um serviço, via sua interface.

MBOC

Essa é a segunda versão do OS SIS ICD do Galileo; a primeira foi publicada em maio de 2006. A nova versão incorpora, entre outras coisas, a descrição da modulação MBOC para o sinal E1 do Galileo. A modulação MBOC é o resultado de um esforço cooperativo entre União Européia e Estados Unidos. Adicionalmente, a estrutura das mensagens de retorno do serviço de Busca e Resgate (SAR, na sigla em inglês) são descritas na nova versão.