O Departamento de Desenvolvimento de Projetos Minerais (DIPM) da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) tem por objetivo realizar exploração mineral de projetos greenfield em escala global. Atua em diversos países, buscando oportunidades minerais em commodities consideradas estratégicas para a corporação.

Figura 1: Escritórios de exploração global do DIPM
Figura 1: Escritórios de exploração global do DIPM

O DIPM é responsável pelas atividades de pesquisa mineral, de desenvolvimento tecnológico e pelas etapas de análise e estruturação do negócio, visando a criação de novos projetos minerais para a companhia.

Com a utilização de geotecnologias, o DIPM busca a geração de novos negócios por meio de processamento, integração e interpretação de dados (Figura 2). Desta forma, os geólogos podem tomar decisões precisas, integrando bases de dados e mantendo-as atualizadas. Ao mesmo, tempo podem ter acesso aos dados temáticos (geologia, geofísica, geoquímica) ou a qualquer informação de interesse para a exploração mineral ao redor mundo.

Figura 2: Integração e interpretação de dados
Figura 2: Integração e interpretação de dados

A informação é intrínseca às funções de negócio do DIPM,  e conseqüentemente os dados, são um importante recurso ou ativo deste departamento. A qualidade e consistência dos dados devem possuir princípios básicos de padrão e, desta forma, decisões apropriadas podem ser tomadas com base em informação precisa e certificada – factível de auditorias. O DIPM apóia a filosofia em que o valor do dado, como um recurso institucional, é incrementado através do seu uso apropriado, seguro, consistente, disseminado e em tempo preciso.

Com foco no processo de internacionalização da Vale, as equipes de gestão da informação do DIPM e de exploração brownfields CVRD Inco (empresa adquirida pela CVRD em 2006) estão alinhadas com a gestão de dados técnicos de exploração.

O DIPM segue as diretrizes corporativas, investindo em tecnologia. Neste contexto, foram planejadas nove plataformas para dar suporte às atividades DIPM e à tomada de decisões da diretoria (Figura 3). As plataformas foram balizadas com investigação de tecnologias de ponta, desenvolvidas para a indústria de exploração mineral, e focadas na atividade do departamento.

Figura 3: Plataformas estratégicas da gestão da informação do DIPM
Figura 3: Plataformas estratégicas da gestão da informação do DIPM


Plataformas de Geotecnologia e sistemas associados

Plataforma Geoquímica e sondagem
Objetiva organizar e disponibilizar banco de dados de geoquímica e sondagem para projetos de exploração e avaliação. Contempla dados de geoquímica de superfície e sondagem organizados, armazenados e disponíveis para consulta.

Plataforma Geofísica
Tem por finalidade prover dados de exploração mineral via um
servidor de alta velocidade. Inclui geofísica aérea e terrestre, imagens, geologia e infra-estrutura organizados, armazenados e disponíveis para consulta via cliente intranet ou utilização direta pelos aplicativos padrão (Figura 4).

Figura 4: Plataforma geofísica: publicação e disponibilização de dados via cliente intranet
Figura 4: Plataforma geofísica: publicação e disponibilização de dados via cliente intranet
 

Plataforma GIS

Sistemas de Informação Geográfica foram desenvolvidos para as seguintes soluções:

Bases de dados de exploração mineral;
Sistemas GIS desenvolvidos para análise de negócios, visando a disponibilidade rápida de dados de qualidade e seguros para a tomada de decisão;
Visualização, consulta e extração de dados dos projetos e adquiridos (2D e 3D), voltados para exploração mineral;
Aplicativos customizados para equipamentos portáteis, utilizados como coletores de dados geológicos e de sondagem.

Outros sistemas associados às plataformas de geotecnologia

Plataforma GED – Gestão Eletrônica de Documentos
Armazenamento e controle de fluxo de documentos relevantes ao departamento ou que visam atender às normas de auditoria. Sistemas de controle e fluxo de documentos da exploração mineral utilizando sistema corporativo.

Plataforma Biblioteca Digital
Implantação de controle de documentos digitais em um único sistema corporativo. Divulgação de documentos e referências via acesso remoto.
Organização, armazenamento e controle de documentos digitais.

Plataforma Monitoramento
Serviços estratégicos de inteligência. Busca automatizada.

Plataforma Avaliação de Recursos
Implementar, organizar e disponibilizar os dados e seus fluxos de trabalho, gerados para avaliação de recursos minerais. A plataforma contempla dados de avaliação de recursos armazenados, organizados, e auditáveis com possibilidade de múltiplo acesso com a devida segurança e acesso.

Plataforma Tecnologia
Implementar Sistema de Qualidade no Laboratório de Processos, disseminar dados e informações tecnológicas relevantes para o DIPM e outros departamentos CVRD, promovendo sinergia entre as áreas.

Ana Maria Gonçalves
Geóloga
Gerente da área de Gestão da Informação do Departamento de Exploração Mineral (DIPM)
ana.goncalves@cvrd.com.br