O mercado de geotecnologias está passando por um período de mudanças. Na área de sistemas de navegação e posicionamento por satélite, o lançamento do novo sistema europeu Galileo, aliado ao fortalecimento do russo Glonass, vem forçando uma reação do americano GPS.

A partir deste cenário começa a criar força junto à comunidade a nova sigla GNSS – iniciais em inglês para Sistemas Globais de Navegação por Satélite. Marcas mundiais do setor já não divulgam que fabricam equipamentos GPS, mas sim receptores que recebem sinais GPS e Glonass e, num futuro próximo, do Galileo. Eles agora atuam na área de GNSS.

Outra discussão é a respeito das aplicações do GNSS, cuja importância em agrimensura, cartografia e GIS conhecemos bem. O mercado, entretanto, é bem mais amplo. Pesquisas internacionais indicam que, hoje, o setor de posicionamento preciso representa apenas 9% do uso geral do GNSS.

Ao analisar os rendimentos desse mercado no mundo, a área de monitoramento de veículos representa 48%, posicionamento pessoal 33%, enquanto navegação de aviões, navios e trens, serviços de emergências, medição de tempos entre outras, são responsáveis por 10% das aplicações.

Nova revista InfoGNSS

Estamos preparando para breve o lançamento de uma nova publicação especializada em navegação por satélite. O novo produto da MundoGEO tem como proposta informar, orientar e analisar o mercado em relação às inúmeras aplicações do GNSS, além de divulgar novidades da área.

Em relação à revista InfoGPS, asseguramos que não vai haver nenhuma mudança de enfoque. Ela vai continuar sendo uma revista de agrimensura e cartografia.

Outra novidade é que estamos também preparando alterações na área gráfica e editorial da InfoGPS. Esse processo de mudança começa na próxima edição, e estará se completando durante as edições lançadas de 2006. A implantação dessas novidades é fruto de pesquisas freqüentes com nossos leitores e consultas com os formadores de opinião que atuam no setor.

GEOBrasil Summit 2006

Uma boa oportunidade para entender melhor as mudanças no mercado é visitar o ExpoGNSS, evento paralelo ao GEOBrasil Summit, que acontece em São Paulo em julho. Ele abordará tanto as aplicações da geoinformação na área de GIS, cartografia e agrimensura, como nas áreas de serviços de localização e navegação. Nesta edição há informações sobre a grade de palestras e tutoriais. Em paralelo ao GEOBrasil ocorre a maior feira da América Latina do setor, com mais de 100 marcas nacionais e internacionais já confirmadas.

Aguardem mais novidades.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartógrafo
Editor
emerson@mundogeo.com