O Consórcio Latino realizou nos dias 27 e 28 de março o Galileo Information Days, para divulgar os resultados do primeiro ano de atividades do Centro de Informações do Galileo e analisar o Projeto Celeste na América Latina. Latino e Celeste são projetos controlados pela GNSS Supervisory Authority (GSA) que incentivam as atividades científicas e de cooperação industrial no mercado dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS na sigla em inglês) na Europa e na América Latina.

O evento foi realizado no Inpe, em São José dos Campos, e contou com a presença de cerca de 70 profissionais das áreas governamental, aeroespacial e serviços de localização. As palestras abordaram temas como a implantação do GNSS na Europa e na América Latina, identificação de cenários, perspectivas, operabilidade, aplicações e independência.

Egnos e Galileo na Europa
O Dr. Daniel Ludwig, enviado especial da GSA para o evento, falou sobre a implementação do Galileo e do Egnos na Europa. Histórico do sistema, interoperabilidade, cooperação internacional e cronograma foram os principais temas da palestra.

Segundo Ludwig, em 2009 será finalizada uma constelação de quatro satélites para validação de órbita, e entre os anos de 2011 e 2012 a constelação do Galileo estará completa e em plena operação. O próximo passo do projeto é o lançamento do satélite Giove-B, previsto para este ano.

Sobre os problemas no andamento do projeto Galileo, ele citou a reunião dos ministros de transportes da União Européia, que aconteceu no dia 22 de março, quando foi feito um ultimato ao consórcio de empresas responsável pela construção do Galileo.

Na ocasião, foi fixado um prazo para que as companhias realizem a eleição de um executivo, que será o responsável pelas negociações, e melhorem a forma com que vão trabalhar uns com os outros daqui para frente.