A área de Tecnologia da Informação (TI) na Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) lida com números muito expressivos. São mais de 18 mil estações de usuários na rede corporativa, mais de 100 localidades espalhadas geograficamente no Brasil e no exterior e mais de 20 mil atendimentos no help desk por mês. O parque computacional contém mais de 200 servidores e o portfólio de sistemas em produção é superior a 300. Todo ano, cerca de 200 novos projetos são iniciados, sendo alguns com a finalidade de implantar melhorias em aplicações ou no parque computacional, enquanto outros tratam da implantação de novos sistemas.

A figura abaixo ilustra a infra-estrutura de TI especificamente criada para as aplicações GIS (Sistemas de  Informações Geográficas) na CVRD.
Infra-estrutura de TI especificamente criada para as aplicações GIS (Sistemas de  Informações Geográficas) na CVRD

Os usuários podem ter acesso às aplicações GIS por meio de qualquer estação diretamente ligada à rede corporativa (CVRDnet), em qualquer uma das localidades em que haja estabelecimentos da empresa. Podem ainda ter acesso em qualquer local do mundo, por meio de um computador ligado à Internet que possua uma conexão VPN segura com a rede CVRDnet.

O servidor dedicado exclusivamente aos bancos de dados geográficos (geodatabases) é do modelo Sun Fire UltraSPARC IV+, com 4 CPUs, memória de 32 gigabytes, uma área de 1 terabyte para armazenamento de dados vetoriais e alfanuméricos e mais 1 terabyte para dados raster. O sistema operacional é Solaris (Unix), o gerenciador de banco de dados é Oracle, e os dados geográficos utilizam Esri ArcSDE.

O servidor de aplicações Web também é do modelo Sun Fire UltraSPARC IV+, com 8 CPUs e memória de 64 gigabytes. O sistema operacional é Solaris (Unix), o gerenciador de aplicações é Oracle Application Server, e as aplicações GIS utilizam Esri ArcIMS e Java (J2EE).

As aplicações baseadas em ArcGIS Desktop atualizam dinamicamente os geodatabases, por meio de funcionalidades customizadas em linguagem Microsoft Visual Basic. O Segur, Sistema Corporativo de Segurança da CVRD, estabelece os direitos de acesso de cada usuário, para cada tipo de informação existente no geodatabase. Visando a otimização da utilização dos recursos, a redução de tráfego na rede e o compartilhamento de licenças de software, estas aplicações desktop são processadas em dois servidores dedicados, com capacidade para 60 acessos simultâneos, utilizando ambiente Citrix MetaFrame e sistema operacional Windows Server. Os servidores são HP Proliant, cada um com dois processadores Intel Dual Core e memória de 8 gigabytes. Há um servidor Windows separado para prover o compartilhamento de licenças de software, utilizando o software License Manager.

Atualmente existem cinco novos projetos GIS em curso na CVRD, utilizando serviços de desenvolvimento contratados na modalidade de Fábrica de Software GIS, com duas empresas especializadas no ramo. Os novos projetos utilizarão preferencialmente o ambiente ArcGIS Server, em servidores dedicados.

Raphael Vivacqua Carneiro

Gestor de Projetos de TI
Companhia Vale do Rio Doce
raphael.carneiro@cvrd.com.br