As exigências na conclusão e entrega de trabalhos topográficos fez aumentar a demanda por métodos de levantamentos mais produtivos e precisos. Desta forma, o uso de diferentes equipamentos para o desenvolvimento de uma mesma tarefa se fez cada vez mais necessário. A evolução de equipamentos como GPS (melhorias na precisão, mobilidade, mitigação do multicaminhamento, confiabilidade, outros sinais GNSS) e estação total (medição sem prisma, medições automáticas, uso de controle remoto no bastão do prisma) permitiu não apenas a integração dos métodos de levantamentos com esses diferentes instrumentos, mas também uma agilidade no intercâmbio de informações devido a esses avanços tecnológicos, permitindo um ganho de produtividade em levantamentos e nos mais diversos trabalhos de engenharia.

O uso integrado do GNSS com estação total permite, por exemplo, que os pontos levantados com GNSS sirvam de apoio para a complementação do trabalho com estação total, permitindo que a tarefa seja concluída em locais onde há obstruções de sinais GNSS.

Foi nesse âmbito que a Leica Geosystems, representada no Brasil pela WILD Comercial, lançou em 2004 o System 1200, o maior e mais completo pacote de equipamentos do mercado. Este lançamento criou equipamentos GNSS (GPS1200) e Estação Total (TPS1200) totalmente compatíveis, adotando o conceito de operação única, com a mesma interface gráfica e o mesmo modo de operação. Ainda que Estação Total e GNSS trabalhem em sistemas de coordenadas diferentes, as transformações no System 1200 são totalmente automáticas. Essa funcionalidade possibilita que o usuário trabalhe em campo com o mesmo sistema de coordenadas em todos os aparelhos.

Neste sistema, os dados podem ser transferidos entre os equipamentos, por software topográfico ou por cartões de memória Compact Flash, proporcionando o intercâmbio total de dados. Esta compatibilidade é essencial para um trabalho produtivo. A integração permite ainda que se utilize o mesmo banco de dados tanto para medições de formatos, códigos e outros atributos coletados em campo. Os equipamentos utilizam o mesmo conceito de operação e possuem interface altamente intuitiva, facilitando o aprendizado. Outra vantagem é a padronização dos acessórios.

TPSComo parte deste sistema, foi criada a SmartStation, a única Estação Total com receptor GNSS integrado. Além de todas as vantagens da integração, com a SmartStation o trabalho é feito com um único aparelho, com gerenciamento da base de dados e operação no mesmo dispositivo. Para atingir o máximo de produtividade o System 1200 deu mais um passo à flexibilidade ao lançar o SmartPole, que permite instalar num mesmo bastão um prisma e uma antena GNSS, para que não se perca tempo em campo caso haja a obstrução de sinais GNSS.

Essas soluções são o futuro próximo da topografia, pois fica muito claro o benefício obtido com relação aos procedimentos e métodos atuais. A WILD Comercial está à disposição para apresentar toda uma gama equipamentos de última geração. Venha conhecer e mantenha-se atualizado.

Gustavo Cruz da Silveira
Engenheiro cartógrafo
Coordenador técnico
WILD Comercial
gustavo@wildcomercial.com.br

Fernando César Dias Ribeiro
Engenheiro civil
Gerente de produtos
WILD Comercial
fribeiro@wildcomercial.com.br