Netiqueta

Esta palavra esquisita significa “etiqueta na internet”, ou seja, recomendações para uma boa convivência no mundo virtual. Aplica-se especialmente aos grupos e listas de discussões.

Abaixo seguem algumas destas dicas, escritas originalmente por Adalberto Diehl Rodriguez, bibliotecário e acadêmico de engenharia cartográfica, e revisadas por Felipe Nievinski.

Dica nº 0: Leia uma mensgem duas, três, quatro vezes antes de respondê-la em público

É muito fácil interpretar mal uma mensagem escrita, especialmente porque numa comunicação por escrito ficamos privados dos meios de comunicação visual e sonoro a que estamos acostumados a ter numa conversa, através dos quais recebemos respostas de como a nossa mensagem está sendo recebida. Mal-entendidos trágicos e “sangrentos” já começaram por causa da não-observação a essa regra básica. Por isso, esforce-se sempre para tentar decifrar qual era a intenção original de quem escreveu uma mensagem antes de respondê-la em público.

Dica nº 1: Respeite o tópico

Cada grupo de discussão tem um tema ou assunto específico. Respeite-o! Não mande mensagens que tratem de outros assuntos. Se considerar absolutamente necessário mandar uma mensagem fora do contexto, avise colocando no assunto “OFF-TOPIC”.

Dica nº 2: Não “grite”

Na internet, escrever tudo em maiúsculas é interpretado como se estivéssemos “gritando”, e além disso o texto fica cansativo de se ler. Para ressaltar uma frase ou um parágrafo, use asteriscos.

Dica nº 3: Edite suas respostas

Ao escrever uma resposta, seja particular (pvt) ou pública, edite-a cortando as partes da mensagem original que não sejam necessárias à compreensão do assunto. Deve-se partir do pressuposto que todos já conhecem a mensagem original. Porém há um contraponto, que são aqueles que cortam demais, só mandam a resposta e deixam os demais sem saber com muita clareza sobre do que se trata. Sempre deixe claro quem é o autor da mensagem original.

Dica nº 4: Defina claramente o assunto da mensagem

Seu objetivo no grupo é se comunicar com os demais. Muitos assinantes não têm tempo para ler todas as mensagens, e selecionam quais vão ler, seja pelo autor das mesmas, pelo assunto, etc.. Por isso, ser claro na definição do assunto é fundamental. Em algumas respostas, às vezes trata-se de um aspecto específico, que não se relaciona diretamente com o assunto definido na mensagem original. Assim deve-se definir um novo assunto, porém deixando clara a vinculação com a mensagem original.

Dica nº 5: Em público, responda sempre com conteúdo

Não mande em público respostas que não acrescentem conteúdo, como “concordo plenamente” ou “é isso aí”. A sua mensagem, por menor que seja, terá no mínimo 1Kb, que multiplicado pelo número de assinantes aumenta cada vez mais o congestionamento da internet. Se achar necessário expressar sua concordância, faça-o em pvt.

Dica nº 6: Mensagens recebidas em pvt devem ser respondidas da mesma forma

Se receber uma mensagem ou uma resposta privada, responda da mesma forma. O autor tem todo o direito de não expressar-se em público e isso deve ser respeitado. Apenas se obtiver autorização é que deve-se responder publicamente. Em casos excepcionais pode-se responder em público, porém deve-se tomar o cuidado de retirar os dados que permitam a identificação do autor da mensagem original.

Dica nº 7: Procure manter as discussões públicas que sejam do interesse de muitos

Se o tema for debatido publicamente somente por duas pessoas, o aconselhável é transferi-lo para as mensagens em pvt.

Dica nº 8: Responda em público quando a questão puder ser do interesse de muitos

Se considerar que a resposta que vai mandar a uma pergunta é do interesse de outros assinantes, mande-a em público. A menos que a política do grupo seja de respostas em pvt, isso ajudará em muito o desenvolvimento do grupo.

Resumindo …

Algumas convenções são saudáveis, tanto no ambiente real como no virtual. O bom senso e a observação de algumas pequenas regras ajudam, e muito, a convivência on line.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em ciência e sistemas de informação geográfica
eduardo@mundogeo.com