Levantamento com Receptor RTKAs exigências do mercado e a popularização do posicionamento por satélite criaram a demanda por equipamentos mais acessíveis, sem deixar de acompanhar os avanços tecnológicos. Diversas aplicações na engenharia exigem a obtenção de dados de qualidade em tempo real, sem a necessidade de adotar procedimentos que exijam um pós-processamento. O posicionamento utilizando RTK representa o que há de mais moderno para essas aplicações, sendo utilizado em levantamentos cadastrais, controle de máquinas, mineração, implantação das mais variadas obras de engenharia civil, entre outras.

Sempre inovadora, a Leica Geosystems é pioneira no lançamento de produtos que criam tendências de mercado, pela constante preocupação em oferecer o máximo benefício para os usuários de seus equipamentos. Foi com esse intuito que desenvolveu o System 1200, a mais completa solução para levantamentos. Representado pelo modelo GX1230 GG, o RTK do System 1200 consolidou seu espaço entre os usuários com inúmeros cases de sucesso em trabalhos comuns e em aplicações especiais. Como seqüência a esse lançamento, a Leica desenvolveu a SmartStation, a primeira e única estação total com GPS/GNSS integrado, que usa a posição RTK para dar início às medições com a estação total. Como parte do mesmo desenvolvimento, criou a SmartRover, um equipamento GPS RTK extremamente prático e leve, com comunicação Bluetooth, evitando assim o uso de cabos.

Foi mais uma vez com essa preocupação que a Leica Geosystems acaba de lançar o GPS900CS, o melhor e mais moderno sistema RTK e pós-processado do mercado, a um custo acessível. É possível atingir alta produtividade com a rapidez e facilidade de operação. Um exemplo é a configuração de base RTK, que pode ser feita passo-a-passo e, enquanto a base estiver no mesmo ponto, não há mais a necessidade de configurar o receptor. É possível desligá-lo e ligá-lo novamente e a configuração permanecerá a mesma, sem precisar da controladora para isso.

GPS900CSUsando a mesma tecnologia SmartCheck do System 1200, o GPS900CS é capaz de verificar continuamente a confiabilidade das medições, tornando-o incomparável. No equipamento móvel, o conjunto antena, controladora e rádio rover RTK, além de leve, possui uma boa distribuição de seu peso, facilitando o deslocamento e mantendo-o nivelado no bastão, além do Bluetooth que permite a comunicação sem cabos. A configuração do rádio também foi facilitada, pois o receptor o reconhece de forma automática. Outra grande vantagem é o conjunto de baterias, que são do mesmo tipo para antena, controladora e rádio móvel RTK, e pode ser removido a qualquer momento para recarga. Vale destacar também a facilidade de medição e visualização na controladora com a tela colorida com touch screen e menus em ícones.

O GPS900CS pode ser adquirido como pós-processado, RTK ou ambos, podendo ser atualizado conforme necessário.

Entre em contato com a WILD Comercial, distribuidora exclusiva Leyca Geosystem, e saiba mais sobre os novos modelos GPS900CS.

Fernando César Dias Ribeiro
Engenheiro civil
Gerente de produtos – WILD Comercial
fribeiro@wildcomercial.com.br

Gustavo Cruz da Silveira
Engenheiro cartógrafo
Coordenador técnico – WILD Comercial
gustavo@wildcomercial.com.br