Foi-se o tempo em que topógrafos, agrimensores, cartógrafos e geomensores eram tidos como profissionais de segunda linha, que exerciam atividades de menor importância. No Brasil, os profissionais de campo do século 21 devem ter maior auto-estima, falar inglês, dirigir veículos 4×4, usar laptops e celulares, e dominar os novos conceitos e siglas da automação topográfica como RTK, L1, L2, Wireless, entre outros tantos.

A evolução acima, se ainda não acontece para a maioria, caminha a passos largos. Os milhares de profissionais espalhados pelo Brasil – estima-se mais de 10 mil – estão tendo que se modernizar obrigatoriamente. Ler revistas, acessar sites e portais especializados, participar de cursos, congressos e feiras do setor, não é mais luxo e sim pura necessidade.

Outra evolução a olhos vistos é a ampliação do mercado para esses profissionais. Antes restrito a medições de loteamentos urbanos e rurais sem amarração geodésica, hoje ele precisa ser um verdadeiro perito por força da lei, tanto no georreferenciamento de imóveis rurais como, em breve, no de imóveis urbanos.

Na mineração moderna, os levantamentos são quase diários e cada vez mais complexos. Na construção civil, as grandes obras de engenharia não podem prescindir de levantamentos precisos antes, durante e depois de executada a obra. O monitoramento de deformação das estruturas não é mais trabalho de acadêmicos e tende logo a tornar-se rotina.

Para os próximos anos estão previstos 198 bilhões de reais em investimentos na área de infra-estrutura. Ampliação, modernização e construção de ferrovias, rodovias, portos, metrôs e aeroportos prometem aquecer o mercado da engenharia nacional e, conseqüentemente, o setor de agrimensura.

A revista InfoGPS|GNSS tem se preparado para ser um instrumento útil e importante para o profissional ativo e ousado, que quer estar sempre à frente, buscando novos processos e tecnologias para realizar seu trabalho de uma forma cada vez melhor.

Prezados colegas, contem conosco neste desafio. Faremos o possível para mantê-los sempre atualizados através da revista InfoGPS|GNSS e do conteúdo complementar publicado diariamente no portal MundoGEO.

Boa leitura.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo
Editor da revista InfoGPS|GNSS
emerson@mundogeo.com