Evolução do Portal MundoGEOEstá mais do que na hora do mercado de geomática no Brasil mostrar seu perfil. A tecnologia avança em alta velocidade, mas pouco ainda se sabe sobre o mercado. Quantos profissionais atuam no setor? Quanto o mercado de comercialização de equipamentos e serviços representa na economia? Qual é o crescimento anual do setor? Quantos empregos ele gera?

Responder a estas perguntas, entre outras afins, daria sem dúvida uma boa pesquisa. Os resultados poderiam orientar as entidades de ensino a ajustar seus currículos, os empresários a planejar o crescimento e a sociedade, como um todo, à medida em que mais uma área profissional se consolida como empregadora.

Num país que só fala em crescimento, dados setoriais são muito importantes para orientar políticas públicas e estratégias empresariais. Estas informações também podem ser usadas para mostrar a força do setor e avaliar se realmente existe crescimento efetivo, ou simplesmente bolhas temporárias, a famosa sazonalidade.

No passado recente já foi feita uma pesquisa pela Gita Brasil, mas que não tem sido atualizada, e nem era tão aprofundada. No momento, temos notícias de que estão em andamento duas pesquisas qualitativas, que serão divulgadas em breve.

A MundoGEO planeja, para 2008, ano em que completará 10 anos, realizar uma ampla pesquisa com a sua comunidade de assinantes, compradores de livros e visitantes do portal. Mais de 40 mil profissionais se cadastraram e recebem nosso informativo grátis do Portal MundoGEO. Já é um bom começo. Aguardem…


Evolução do Portal MundoGEO
Profissionais Cadastrados (acumulado)
*números apurados até agosto

Conselho editorial

Apresentamos abaixo o novo Conselho Editorial da revista InfoGNSS Geomática. Este Conselho ainda está em formação e tem o objetivo de integrar empresários, que têm a obrigação de conhecer o mercado em que atuam. Eles foram convidados a sugerir temas de interesse não de suas empresas, mas sim do mercado. Acadêmicos também fazem parte da equipe, com o objetivo de antecipar tendências e sugerir temas aplicados ao dia-a-dia do profissional.

Andrea Carneiro | UFPE
Carlos Alberto | Furtado & Schmidt
Eduardo Augusto | Irib
Emerson Cauduro Velho | Embratop
Gustavo Galante Streiff | Santiago & Cintra
Irineu da Silva | Leica
João Francisco Galera Mônico | Unesp
Paulo Cesar Lima Segantine | USP
Rubens Manfra | Manfra
Waldir Gazzotti Junior | Teodonível

Na próxima edição, esta lista deverá ter mais nomes, ao passo em que o Conselho tome corpo. Aos leitores, razão da existência  da revista, informamos que podem nos enviar críticas e sugestões, para que possamos fazer uma revista cada vez melhor. Podem enviar suas mensagens diretamente para mim, pelo email emerson@mundogeo.com, ou para o editor, Eduardo Freitas Oliveira, pelo email eduardo@mundogeo.com.

Emerson Zanon Granemann
Diretor e publisher
emerson@mundogeo.com