Cerca de 130 pesquisadores reuniram-se em São Paulo no final de novembro para construir um mapa que indique as áreas prioritárias para conservação e restauração da biodiversidade no estado.

O workshop foi organizado pelo Programa Biota-FAPESP, em parceria com a Fundação Florestal, Instituto Florestal, Conservação Internacional e o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). O resultado do esforço coletivo fornece um instrumento para que a Secretaria do Meio Ambiente estabeleça políticas públicas com sólida base científica.

Numa primeira fase, foram identificadas lacunas no conjunto de dados disponíveis no Sistema de Informações Ambientais do Biota (SinBiota) e, a partir daí, os coordenadores de cada grupo buscaram fontes de dados complementares com qualidade técnica reconhecida.

Após o término dos trabalhos será gerado um documento que fará parte do planejamento futuro das áreas de conservação em São Paulo.

Com informações da Agência Fapesp

SinBiota

O Sistema de Informação Ambiental do Biota foi desenvolvido para integrar informações geradas pelos pesquisadores vinculados ao Programa Biota/Fapesp, e relacioná-las a uma base cartográfica digital de qualidade, provendo mecanismos de difusão de informação sobre a biodiversidade paulista para a comunidade científica, tomadores de decisão, formuladores de políticas ambientais e educadores.

+Informações
http://sinbiota.cria.org.br