Conselhos profissionais

No dia 31 de dezembro de 2007, o Presidente da República vetou o PLS 347/2003, que autorizaria a criação de um conselho nacional de arquitetos e urbanistas. O veto criou um grande debate em várias listas de discussão de geografia, engenharia, geologia, etc..

No decreto, a ação foi entendida como inconstitucional. Dessa forma, os arquitetos e urbanistas continuam vinculados ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Grupos de discussão das áreas de geografia e engenharia também têm debatido a criação de seus conselhos, porém atualmente é pouco provável que o Congresso Nacional vote uma lei federal para instituir conselhos profissionais de geógrafos, engenheiros agrimensores, etc..

Mercado de trabalho

No final do ano passado foram divulgados os resultados do levantamento das condições do mercado de trabalho de engenheiros cartógrafos, realizado por João Fernando Custódio da Silva e Igor Rasteiro de Oliveira Santos, da Unesp.

No link a seguir podem ser acessados este e outros artigos relacionados ao mercado de trabalho de engenharia cartográfica: www2.prudente.unesp.br/dcartog/ec/mercado_bdmec.

Brasileiro não sabe ler mapas

Uma matéria divulgada na grande mídia, ao final de 2007, afirmava que os brasileiros não sabem ler mapas corretamente.

Isso gerou ampla discussão, e entre as sugestões para o problema foram indicadas uma campanha para aquisição de um “kit cartográfico”, com atlas e mapas para ajudar na educação básica, e a elaboração de um curso de formação em cartografia escolar, destinado aos professores.

Glonass e GPS

Uma página criada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (http://astro.if.ufrgs.br/GPS/gps.htm) mostra as trajetórias dos veículos espaciais que fazem parte dos sistemas globais de navegação por satélites Glonass e GPS.

Daqui a alguns anos, somarão-se a esses sistemas o Galileo, projeto da União Européia, e o Beidou, da China, totalizando mais de uma centena de satélites no céu. Um site mostrando todos os satélites disponíveis seria como um enxame de abelhas ao redor de uma colméia.

Links urbanos

Recentemente foi lançado o blog Links Urbanos (http://linksurbanos.blogspot.com), destinado à indicação de links relacionados à temática urbana.

Acesse e saiba mais sobre a “blogogeosfera”.