Planos diretores

Devido à proximidade do prazo de entrega dos planos diretores municipais, encerrado no dia 10 de outubro, o assunto foi bastante debatido nas listas de discussões e fóruns da internet nos últimos meses.

O Ministério das Cidades é uma fonte de informação bastante presente, com a Rede Plano Diretor, um informativo semanal com detalhes sobre o andamento dos planos diretores participativos.

Para receber o informativo, basta acessar www.cidades.gov.br/planodiretorparticipativo e se cadastrar. Os arquivos são disponibilizados nas formas de texto e áudio. Em setembro, o Ministério das Cidades firmou um convênio com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) para avaliar e monitorar a elaboração de planos diretores pelo Brasil.

Na listageografia, do Yahoo!, foram disponibilizados links para as principais fontes de dados cartográficos para auxílio na elaboração de planos diretores. Foram indicados os sites do INPE, IBGE, Ibama, Embrapa, IPEA, SUDENE, PNUD, entre outros.

Resolução 1.010

O prazo para entrega de sugestões para a resolução 1.010 terminou em agosto. Em várias listas de discussões foram postadas mensagens de repúdio à iniciativa do sistema CONFEA/CREAs de flexibilizar a concessão de atribuições profissionais.

A Comissão do Exercício Profissional (CEP) do CONFEA apresentou no início de setembro respostas às principais dúvidas quanto à resolução 1.010. Essas respostas foram veiculadas em vários fóruns da internet.

A resolução 1.010 tem gerado muita polêmica entre os profissionais de engenharia, geografia, geologia, etc.. Seu objetivo é flexibilizar a concessão das atribuições em função da competência adquirida, por meio de educação continuada.

Fórum MundoGEO

Após várias semanas de preparativos e ajustes, está no ar o Fórum de Discussão MundoGEO. A nova alternativa de comunicação tem o objetivo de congregar a comunidade que acessa o portal e integrar profissionais, estudantes e usuários de geotecnologias.

O acesso para visualização das mensagens postadas no fórum é aberto a qualquer pessoa. Porém, para postar perguntas e respostas é necessário fazer o cadastro gratuito no portal MundoGEO. Os usuários que já são cadastrados podem usar o mesmo login e senha de assinante.

Na página inicial constam os tópicos mais respondidos e acessados, e as mensagens postadas mais recentemente. Para que os usuários possam encontrar facilmente o assunto que estão procurando, o fórum foi dividido em categorias.

Dentro de cada categoria ou sub-categoria são inseridas as perguntas e respostas, além de comentários. Em cada página aparece a quantidade de tópicos de cada assunto e o número de acessos e respostas.

Mesmo com a implementação do Fórum, a Lista de Discussão MundoGEO continuará em funcionamento. Em setembro de 2006 a lista chegou a mil participantes, que trocam mensagens diárias sobre dúvidas técnicas, eventos, oportunidades de trabalho e estudo, notícias, entre outros assuntos.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, assessor editorial
editorial@mundogeo.com

Você conhece alguma comunidade de geo interessante na web?
Envie sua dica para editorial@mundogeo.com
Participe!