No mundo inteiro, quem mais contrata serviços de mapeamento e cadastro são as administrações municipais. Felizmente no Brasil este fato pode virar realidade também.

“A maioria dos municípios brasileiros está com as contas em dia mas não tem dinheiro para investir em novos projetos e obras”, diz declaração publicada por um executivo do Governo Federal na Folha de São Paulo do dia 13 de janeiro. Para resolver esta questão existem as fontes disponíveis da Caixa Econômica para modernização da gestão, além do recém-aprovado PróCidade que vai liberar até 500 milhões de dólares aos municípios através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Planos diretores, planta de valores e cadastro técnico deverão ser as prioridades das administrações competentes e não se concebem esses projetos sem uma boa base de informações georreferenciadas. Acreditamos que nos próximos dois anos, este será o setor que mais vai investir em geoinformação. Resta agora aos profissionais e empresas ligados à área de geotecnologia se prepararem para atender à demanda.

MundoGEO participa do projeto Galileo

Em dezembro de 2005, a Comissão Européia escolheu a proposta do Consórcio Internacional Latino para a montagem do Centro de Informações do Galileo na América Latina. O consócio é formado, além da MundoGEO, pelo CRECTEALC – Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologias Espaciais para América Latina e Caribe, pela empresa espanhola Pildo e pela colombiana SIS GNSS. O consórcio tem como líder a Pildo e conta com a participação do ITA e o apoio do INPE, onde fica uma das sedes do CRECTEALC – que tem outra base no México.

Nesta edição, um artigo de Régis Bueno explica como será o Galileo e os diversos tipos de dados que ele fornecerá. Os assinantes da revista InfoGEO poderão ler na matéria de capa da edição 41 mais informações sobre o funcionamento do Centro nos primeiros 12 meses. A participação da MundoGEO neste projeto deixa empolgada toda a equipe, pois receberemos, sempre em primeira mão, informações oficiais do Galileo para disseminação não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

I Fórum de Empresários de Geotecnologias

Em março, a MundoGEO vai organizar um evento inédito destinado a reunir os principais empresários do setor de geotecnolgias em São Paulo. A intenção é fazer com que os empreendedores esqueçam suas diferenças, discutindo o futuro do mercado e apresentando sugestões para que o mesmo cresça com solidez. Publicitários, jornalistas e especialistas em pesquisas, eventos e marketing darão suas opiniões sobre como empresas desse setor podem fortalecer sua imagem e conseqüentemente ampliar as aplicações da geoinformação.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email marketing@mundogeo.com ou pelo fone (41) 3338-7789, com Isabela.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartógrafo
Editor
emerson@mundogeo.com