Este programa tem o objetivo de gerar o memorial descritivo de propriedades rurais, para atender à Lei 10.167, a partir de uma polilinha fechada ou por meio de leitura dos dados numa planilha Excel.

O software gera o memorial descritivo no Word, o quadro analítico em arquivo txt, o formato com malhas sobre o desenho e o quadro de coordenadas no AutoCAD, as informações de entrada no Excel e os demais anexos exigidos pelo Incra.

Modelo de processamento
Após a instalação do programa de memorial no AutoCAD, e supondo que esteja desenhada uma polilinha que representa as coordenadas de uma gleba, pode-se iniciar o processo.

Modelo de processamento

Etapa 1 – Definição do cabeçalho, vértices e preliminares

Caso existam dados dos confrontantes plotados, clicar no nome do confrontante e no ponto final de confrontação. Após preencher as informações solicitadas, deverá ser executado o que se pede na linha de comando do AutoCAD.

Definição do cabeçalho, vértices e preliminares


Etapa 2 – Atualização de situações e confrontantes

A lista de coordenadas da polilinha ficará disponível para edição. A princípio, todo ponto será considerado “marco”, seguindo a numeração conforme indicação inicial nos dados básicos.

Atualização de situações e confrontantes

No caso de ser definido o local de situação do ponto, pode-se escolher o padrão de digitação para situado em: córrego, fazenda, propriedade, estrada, etc, facilitando a digitação. O mesmo deverá ser feito para definir confrontante.

Atualização de situações e confrontantes

Com um duplo clique na linha a ser alterada, pode-se marcar “ponto” ou “vértice”, conforme o projeto. A numeração será automaticamente refeita. Para ponto já georreferenciado será necessário digitar o código do ponto.

Atualização de situações e confrontantes

Gravação dos dados
Ao final será gerado o memorial no Word e o quadro analítico.

Gravação dos dados

Será solicitada a gravação dos dados em uma planilha do Excel, para um possível processamento posterior. Assim, poderá ser usado o processamento por tabela do Excel.

Gravação dos dados

Apresentação
Será inserido o formato e as malhas serão desenhadas, conforme o modelo.

Apresentação

Os vértices serão numerados conforme o padrão.

Apresentação

Será preenchido o valor de meridiano central, a latitude, longitude e convergência meridiana do ponto definido como referenciado.

Apresentação

Serão preenchidos os campos de referência, o perímetro e a área da propriedade.

Apresentação

Será impresso o quadro de coordenadas, no AutoCAD, próximo ao formato.

Apresentação

Será gerado o modelo do quadro analítico gravado em arquivo .txt, com valores de latitude, longitude e convergência meridiana em cada ponto, e o modelo do memorial no Word.

Maria Nely Alvarenga Lima
Licenciatura plena em matemática – Universidade Católica de Minas Gerais

nelyalv@gmail.com