Segundo a ABI Research, existem no mundo 12 milhões de dispositivos com GPS e até 2011 esse número chegará a 315 milhões. É um crescimento de 26 vezes! Liderando este avanço estão as áreas de mobilidade pessoal e as que envolvem veículos terrestres. Com fatias menores ficam as áreas de mobilidade envolvendo aviões, barcos, trens e atividades de lazer, serviços de emergências e a nossa conhecida geomática.

A editora MundoGEO está pesquisando este mercado há muito tempo, onde detectamos uma lacuna na área de conteúdo conceitual, fórum de debates e divulgação de experiências e novidades tecnológicas. Desta forma, decidimos lançar uma nova revista e portal para atender especialistas, desenvolvedores e usuários deste mercado. A nova revista, a ser lançada no mês de junho, se chamará InfoGPS. Com o mesmo objetivo da revista, um novo portal www.InfoGPSonline.com já está on line, com conteúdo nas áreas de rastreamento, roteirização, navegação e serviços de localização em geral (LBS).

Devido a este lançamento estamos mudando o nome da revista que vocês estão lendo de InfoGPS|GNSS para InfoGNSS Geomática. Apesar da mudança do nome, esta revista continua fiel às áreas de agrimensura, cartografia e cadastro técnico.

Parceria com revistas internacionais

Duas revistas internacionais agora são parceiras de conteúdo da MundoGEO: a revista americana InsideGNSS, especializada na área de Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS); e a revista européia GIM, especializada na área de geomática. Desta forma, nossos leitores terão acesso

às principais novidades mundiais em primeira mão.

InsideGNSS GIM


Parcerias educacionais

No início do ano a MundoGEO assinou duas parcerias na área educacional, com o Centro Universitário Positivo (Unicenp) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-SP). A idéia inicial é promover cursos de curta duração nas áreas de geomática e serviços de localização, oferecendo mais uma opção para os profissionais se atualizarem.

UnicenP Senac


Destaques desta edição

Nesta edição apresentamos a cobertura do Galileo Information Days, que aconteceu no final de março em São José dos Campos com organização do Centro de Informações do Galileo para a América Latina, do qual a MundoGEO faz parte. Na seção Fique Ligado estão as novidades da área de geo na internet, e na coluna de Georreferenciamento de Imóveis Rurais mostramos as respostas às perguntas mais freqüentes dos profissionais credenciados no Incra.

Dando continuidade à discussão iniciada na edição passada, no Fórum apresentamos uma análise sobre o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). Nas seções Passo a Passo e +dados os assuntos são o software MemoCAD e as redes virtuais de referência, respectivamente. O uso de GPS de simples freqüência para georreferenciamento de imóveis é tratado em um artigo técnico.

A monitoração de grandes estruturas é o assunto da matéria de capa e da seção Agrimensura. Essa é mais uma área que os profissionais de levantamentos de campo podem ocupar, ampliando desta forma seu mercado de trabalho, seja na fase de projeto, implantação ou acompanhamento de grandes obras.

Esta edição inaugura a seção Gestão de Levantamentos, com foco na gerência do georreferenciamento de imóveis rurais, segundo critérios técnicos e econômicos, além de outros aspectos dos trabalhos de campo.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo e editor da revista InfoGNSS Geomática

emerson@mundogeo.com