Roubo de equipamentos topográficos: previna-se!

O número de roubos de equipamentos para medição topográfica no Brasil é alarmante. De acordo com Lilian  Zasciurinski, sócia gerente da York Corretora de Seguros, de São Paulo, o índice de roubos de equipamentos topográficos é proporcionalmente maior que o de veículos.

Todas as regiões do Brasil apresentam alto índice, mas em números absolutos, segundo Lilian, nos últimos anos a maior quantidade ocorreu nas regiões Sul e Sudeste do país. “Nos últimos três anos houve uma média maior que um roubo para cada dez equipamentos segurados”.

O custo elevado e a exposição da frágil segurança em que normalmente se encontram esses equipamentos são chamarizes para ladrões. Além da falta de fiscalização acerca dos roubos, a facilidade com que os ladrões encontram compradores também favorece esses crimes.

Estações Totais estão entre os mais roubados

Em todo o Brasil, as Estações Totais estão entre os equipamentos topográficos mais roubados. Com objetivo de dificultar a ação dos ladrões, a Leica Geosystems implementou aplicativos de segurança em seus equipamentos.
Nas Estações Totais séries TPS400 e TPS800 Leica, por exemplo, existe um sistema de proteção anti-furto para prevenir que o equipamento seja utilizado por pessoas não autorizadas, o que aumenta a segurança dos dados e torna a TPS menos atrativa ao roubo e, por conseqüência, reduz os valores do seguro.

As TPS400/800 compradas a partir de julho de 2006 já dispõem do Firmware que apresenta esses aplicativos de segurança. Entretanto, os equipamentos adquiridos antes dessa data necessitam de atualização. Em Curitiba, a atualização do Firmware para TPS400/800 Leica pode ser feita pelo Centro de Serviços Manfra.

Para aumentar ainda mais a segurança dos equipamentos topográficos é aconselhável fazer o seguro em empresas especializadas nesses equipamentos, pois apenas as seguradoras oferecem a garantia  de reposição.

Roubo de equipamentos topográficos: previna-se!

Fui roubado. O que fazer?

A primeira providência a ser tomada quando se tem um equipamento de medição roubado é fazer um boletim de ocorrência e informar a corretora o quanto antes. Por tratar-se de uma modalidade de seguro especializada, os interessados devem procurar corretoras com comprovada experiência na área.

Outra alternativa para diminuir o agravante dos roubos de equipamentos topográficos é exigir documentação ao contratar profissionais que trabalham com esses equipamentos, e denunciar quando constatar uma procedência duvidosa.

+Informações
York Corretora de Seguros
www.corretorayork.com.br 
(11) 5594-5252

Evandro Manfra
Gerente Centro de Serviços Manfra
www.manfra.com.br 
(41) 3019-7000