A Rússia vai aumentar o número de satélites do sistema de navegação global Glonass para 18 até o final deste ano, garantiu Anatoly Perminov, diretor da Agência Espacial Russa (Roskosmos) no início de abril.

Segundo Perminov, o plano é lançar dois foguetes até o final do ano para colocar em órbita seis satélites Glonass. Com isso, o grupo orbital chegará ao inédito número.

O diretor da Roskosmos também afirmou que o Glonass será totalmente interoperável com os sistemas GPS (americano) e Galileo (europeu). Isto vai assegurar a compatibilidade e complementaridade do sistema russo com os demais sistemas GNSS.

Atualização
Os satélites atualmente em uso e os que serão lançados em breve são do tipo Glonass e Glonass-M, este com maior tempo de vida (aproximadamente sete anos) em relação ao original e uma frequência adicional para usuários civis.

Uma modificação futura, chamada de Glonass-K, será baseada em um modelo totalmente novo, com tempo de vida aumentado para 10 a 12 anos e uma freqüência extra para uso civil. Os testes com os novos satélites serão realizados ao longo de 2007.

A constelação do Glonass deverá estar completa em 2009, com 24 satélites.