Erro de topografia no metrô de São Paulo

Isso deveria servir para refletir relativamente às profissões de cada um. Em Portugal, os trabalhos topográficos também podem ser executados por qualquer pessoa que saiba “carregar no botão” de um equipamento topográfico. Devemos ser mais exigentes relativamente à qualificação dos técnicos, à qualidade dos trabalhos realizados e responsabilizar quem os executa.
José Guerreiro – Portugal

Como sempre, a topografia é o parente pobre da engenharia. Alguém se lembra das obras em que as equipes de topografia têm de corrigir todo o projeto por causa dos erros dos projetistas? São muito poucos os projetos em que um topógrafo não tem de recalcular uma obra por erro de projeto. E quando os empreiteiros não cumprem as marcações que são dadas pelos topógrafos?
Marco Carvalho – Portugal

No Brasil esta discussão também é bastante comum. Geógrafos devem ou não criar mapas, sejam eles temáticos ou de qualquer outro tipo? Eu, como geógrafo e estudante desta parte de geoprocessamento, acredito que geógrafos podem sim criar mapas, e com total competência. No entanto, vejo sim um problema em colocar qualquer profissional para operar um teodolito e guiar uma obra gigantesca e cara. Para isso existem os topógrafos e agrimensores. Existe curso superior para isso.
George Silva


Resolução 1.010

Quanto ao comentário sobre a 1.010, devo dizer que a premiação do professor Jorge Xavier da Silva partiu da CCEEAGRI/Crea-RJ, como Medalha do Mérito do Confea durante a 64ª Soeaa de agosto último. Xavier trouxe a chamada geografia quantitativa dos EUA para o Brasil.
Eliane Alves da Silva


InfoGEO Especial Mineração

Todos estão elogiando bastante a revista. Estou incentivando vários colegas meus a publicarem artigos na área de geotecnologias. Já recebi elogios de vários estados. Vocês estão de parabéns. Continuem inovando sempre.
Fernando Evangelista Kutchenski Jr.