O uso do Sirgas 2000 no Brasil está sendo avaliado para melhorar os serviços disponíveis aos usuários diretos e indiretos desse sistema, e auxiliar no planejamento de cursos e seminários a serem oferecidos.

A avaliação está a cargo do Projeto da Infra-estrutura Geoespacial Nacional (PIGN), coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Universidade de New Brunswick (UNB), e patrocinado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA) através de um acordo internacional com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O PIGN tem o objetivo de colaborar nos esforços brasileiros para a adoção de um sistema de coordenadas geocêntricas compatível com as tecnologias modernas de posicionamento por satélites. O projeto desenvolverá programas para realizar uma fácil conversão entre os vários sistemas clássicos de coordenadas em uso atualmente no Brasil para o novo Sirgas 2000, e permitir um melhor acesso a bancos de dados geográficos.

Espera-se que este projeto crie uma mudança positiva no modo que a informação geográfica referenciada é coletada e acessada por diferentes usuários no Brasil.

O questionário online de avaliação pode ser acessado em www.surveysoftware.net/hostwu/brazil.htm . A senha para acesso às perguntas é pmrg2006.