Os Estados Unidos vão lançar um satélite espião de US$ 1 bilhão para investigar o espaço aéreo iraquiano. O sistema ajudará o país a planejar e combater qualquer guerra com o Iraque. A notícia foi divulgada pelo site MSNBC, que informou ainda que o lançamento que deveria acontecer ainda este mês foi adiado para meados de 2003. Em agosto de 1998, o Pentágono lançou outro satélite com a mesma finalidade, mas a ação fracassou.

Na ocasião, o Titan 4, como era chamado o satélite, se auto destruiu 40 segundos após seu lançamento. Segundo especialistas, o Titan 4 também teria custado ao governo americano US$ 1 bilhão. O governo já utiliza imagens de alta resolução tiradas a partir de satélites para controlar as ações de Saddam Hussein. Um site controlado pelo IIP (Departamento de Programas Internacionais de Informação dos EUA) – http://usinfo.state.gov/ – mostra como as imagens tiradas do espaço podem ser utilizadas para combater inimigos americanos.

O IIP foi criado por membros da Agência Americana de Informações, em outubro de 1999. Em setembro desse mesmo ano, o órgão desenvolveu o estudo "O Iraque de Saddam Hussein". Tim Brown, analista do GlobalSecurity.org, grupo militar americano, contou ao site de notícias MSNBC que "o relatório discute o fato de Saddam ser um homem mau, que cresce enquanto os outros passam fome". Para Brown, o uso desse tipo de imagens deve continuar.