A atividade de pesquisa de opinião nunca esteve tão valorizada. Seus resultados nos mostram a opinião de eleitores , assim como ajudam as empresas a lançar e aprimorar seus produtos e serviços. Afinal, não bastam opiniões isoladas, simples "achismos" ou decisões baseadas em percepções muitas vezes sem fundamentos. Na política as pesquisas fazem candidatos mudar suas estratégias para subir seus níveis de aceitação junto à população. No área de negócios o objetivo é descobrir as reais necessidades dos clientes atuais e potenciais.

Esta edição da infoGeo materializa o resultado das alterações editoriais e gráficas que concebemos, baseadas nos resultados de pesquisas realizadas nos últimos meses. Como já tínhamos anunciado anteriormente, contratamos a empresa Datacenso para entrevistar as empresas do setor e compilamos a pesquisa dos assinantes infoGeo e dos usuários do Portal MundoGEO.

Conseguimos levantar um conjunto de opiniões que informam como nossa geração de conteúdo deve ser feita para atender cada vez melhor nossos clientes, no caso aqui os leitores. Assim como avaliamos com bastante atenção as sugestões de nossos anunciantes atuais e potenciais, visando melhorar o retorno de seus investimentos em publicidade.

Sensível às reivindicações do público, que a cada dia cresce em número e em diversidade de perfis profissionais e necessidades, a nova infoGeo que você está recebendo passa a abordar os temas com uma linguagem mais clara e direta. A nova linha editorial parte sempre do princípio que o ponto comum é a geoinformação e a necessidade de se conhecer as melhores formas de coletar, processar, representar e analisar os dados geográficos. Sejam engenheiros, ambientalistas, urbanistas ou analistas de sistemas e negócios, todos desejam conhecer os conceitos, tendências e resultados das aplicações da geoinformação nas mais diferentes áreas.

O desafio é enorme, pela grande abrangência de assuntos e diferenças de níveis entre leitores potenciais. Especialistas, usuários técnicos e gerais, assim como tomadores de decisão, precisam ser atingidos de forma eficaz. Contudo, o novo projeto gráfico prevê uma divisão de fácil entendimento, permitindo que o leitor ache rapidamente o que lhe interessa. Quem pensa que a revista ficará superficial, por abranger muitos temas numa única edição, pode ficar tranqüilo, porque sempre que necessário o leitor poderá opcionalmente aprofundar-se no assunto na Revista MundoGEO On-line.

Desta forma, especialistas, usuários tradicionais e potenciais (ligados, por exemplo, às áreas de seguros, imobiliária, varejo, segurança, logística, marketing, mídia e saúde, entre outras) poderão encontrar na infoGeo um painel completo e de fácil entendimento sobre o setor.

Boa leitura a todos,

Emerson Zanon é engenheiro cartógrafo e editor da infoGEO. emerson@infogeo.com.br

>