Com base em imagens de satélite, a equipe de inspetores da ONU decidiu vistoriar um dos palácios do presidente Saddam Hussein, o Al-Jamhoury (Palácio Republicano).

Saddam possui dezenas de palácios em todo o Iraque. Um porta-voz governamental iraquiano definiu a vistoria ao palácio de Saddam como "ato de clara provocação, que tem a finalidade de atormentar o país e aproximar-se de lugares importantes de segurança nacional". O chefe do grupo da ONU, Dimitri Perricos, explicou que o local chamou a atenção por ter muros altos e uma dupla cerca, visível em imagens de satélites. Ele não especificou o que sua equipe buscava, mas afirmou que nada foi removido dos cofres do palácio.

Os EUA e a Grã-Bretanha, os mais firmes críticos do regime de Saddam, acusam-no de esconder armas químicas, biológicas e nucleares no enorme complexo de edificações presidenciais. Também através de imagens de satélite, uma investigação feita pela rede americana de tevê NBC News revelou que cerca de 200 mil pessoas estão presas em campos de concentração na Coréia do Norte, onde são submetidas a torturas e fome. A existência dos campos foi confirmada por imagens de satélite.

As informações são da Reuters.