Com a redução do roubo de cargas nas estradas, as empresas especializadas em rastreamento de veículos vêm registrando uma alteração no perfil de seus clientes. Antes a grande maioria dos serviços se dirigia a veículos de frota, mas no último ano a procura começou a se inverter e cerca de 45% já são particulares. De acordo com Marcelo Necho, diretor geral da Graber Rastreamento, os clientes que procuram a empresa são executivos de empresas nacionais e multinacionais, que usam carros importados, moram em regiões nobres da cidade de São Paulo e têm seus filhos matriculados nas melhores escolas particulares.

"O aprimoramento da segurança de bancos e, mais recentemente, de empresas e transportadoras, fez com que os criminosos também mudassem o foco de ação. Roubos e seqüestros tornam os executivos vítimas em potencial", comenta Necho. Com o aumento no número de seqüestros, as empresas de segurança como a Graber passaram a oferecer ferramentas de proteção sofisticadas, que podem incluir rastreamento aéreo, com uso de helicópteros, blindagem e escolta pessoal. E, para aprimorar a segurança, são oferecidos também os sistemas de rastreamento, em que o carro é monitorado 24 horas por dia.

A Graber possui um sistema voltado a executivos que permite localização por GPS e proteção aérea com helicópteros. A instalação do equipamento custa pelo menos R$ 2.500. Há planos mensais a partir de R$ 250. Mais informações no site www.graber.com.br/mobisat.