Pequenas empresas privadas ligadas às 12 incubadoras que compõem a iniciativa SIGMA do CPqD, de Campinas (SP), aguardam financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) para a criação de soluções de telecomunicações e tecnologia.

O financiamento possibilitará a abertura do SIGMA a outras empresas interessadas em desenvolver novas aplicações. Entre as empresas que já desenvolvem soluções de telecomunicações destacam-se a InfoSoftware Sistemas, Compera e a SAAT Informática.

A Compera, ligada à incubadora Softex (Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), desenvolve dois projetos na área de Internet Móvel: software de localização e o produto EBP para WAP e SMS, que poderá permitir aos clientes de operadoras consultar e receber de informações sobre suas respectivas contas telefônicas, através do aparelho celular.

A InfoSoftware Sistemas, também integrante da Softex, desenvolve um protótipo para acesso móvel WAP, visando agregar algumas funções de mobilidade e PDAs ao Self Customer Care. A SAAT Informática, ligada à Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC), utiliza plataforma Java na versão J2EE para desenvolver uma interface de software para discagem automatizada, gravação digital da chamada telefônica, e envio de mensagem de voz no celular/telefone fixo.