Criado para fazer um levantamento minucioso da qualidade da água nos principais rios, lagos e reservatórios hídricos do país, o projeto Brasil das Águas chega a Brasília.

O hidroavião Talha-mar, pilotado pelo casal Gerard e Margi Moss, pousa hoje (5/11) no Lago Paranoá para uma demonstração de coleta de material e apresentação do avião-laboratório. A decolagem está prevista para as 12h30. Iniciada em outubro, a expedição percorrerá o país de ponta a ponta (100 mil quilômetros) medindo a qualidade da água de todas as bacias hidrográficas.

O Talha-mar é equipado com sonda multiparamétrica, computador de bordo, GPS, câmeras fotográficas e filmadoras. O moderno laboratório instalado a bordo do hidroavião analisa vários parâmetros físico-químicos da água coletada, como pH, turbidez, condutividade, oxigênio dissolvido, temperatura, clorofila e salinidade.

Cerca de 160 ml de cada uma das amostras coletadas serão encaminhados a outros laboratórios para análise de composição iônica, bacterioplâncton, caracterização isotópica, cianobactérias e nível de contaminação por metais pesados e micropoluentes orgânicos.

Cada local de coleta é registrado em fotos aéreas georreferenciadas com GPS, permitindo aos cientistas visualizarem as características ambientais do terreno e da cobertura vegetal da origem de cada amostra.

Com base nos resultados obtidos pelas análises e fotografias aéreas, os pesquisadores poderão identificar ambientes que nunca foram contaminados e desenhar um mapa fiel da situação das águas doces brasileiras.

As informações são da Agência Brasil.