Vinte anos após o último ser lançado, o Ceará ganha nova edição impressa do seu mapa geológico, que chega acompanhada de um atlas digital de geologia e recursos minerais do Estado, em cd-rom.

O lançamento dos produtos, resultado de uma parceria entre a CPRM – Serviço Geológico do Brasil e Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SRH), ocorreu durante o XX Simpósio de Geologia do Nordeste, que termina hoje (19/11) em Fortaleza.

Na forma impressa em escala 1:5.000.000 e na digital, o mapa apresenta dados sobre a geologia e potencialidades dos recursos minerais do território cearense, que conforme o presidente da CPRM, Agamenon Sérgio Lucas Dantas, reúne conhecimentos do solo e subsolo do Estado, com informações que ajudarão a planejar o uso e ocupação de áreas, questões ambientais e de abastecimento d’água, além de cadastrar 1.148 ocorrências minerais de diversos níveis, que poderão se configurar econômicas ou não.

Segundo ele, há indícios de recursos importantes, perto de regiões de pobreza no Estado.

Quase metade dos recursos minerais constatados na pesquisa, realizada durante dois anos e meio por quatro geólogos, consiste em materiais para construção civil, a exemplo de pedra britada, areia, argila.

Também há calcário, quartzo e minerais metálicos, como ouro, cobre, chumbo e zinco, que podem vir a se tornar jazidas.