Os 450 mapas do zoneamento costeiro do Maranhão foram lançados oficialmente ontem (2/12) pelo governador José Reinaldo Tavares.

O zoneamento costeiro identifica os tipos de climas, solos, bacias hidrográficas, geomofologia, unidades de paisagens, recursos hídricos e os locais mais propícios para investimentos nos 640 quilômetros de litoral do estado. O Zoneamento Costeiro do Maranhão será apresentado à sociedade através de CDs e cartilhas, onde são identificadas as potencialidades físico-bióticas, sócio-econômicas, de carnicicultura e o mapa da renovação hídrica.

Segundo a coordenadora do projeto, Flávia Mochel, os estudos foram concluídos em 120 dias e contaram com a colaboração de técnicos do Labohidro da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O Mapeamento Costeiro do Maranhão vai permitir que o governo estadual tome as melhores decisões sobre investimentos na área costeira, sem prejuízos ao meio ambiente e recursos naturais.

De acordo com o gerente de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Othelino Nova Alves Neto, o estado só tem a ganhar com a elaboração do projeto, que será encaminhado pelo governador à Assembléia Legislativa. Um dos principais objetivos do projeto é a preservação do meio ambiente, minimizando possíveis impactos ambientais que possam surgir com o desenvolvimento de atividades de exploração econômica no estado.